Home » Blog » Canto de Inaicyra Falcão ecoará no Teatro Martim Gonçalves neste sábado (27)

Canto de Inaicyra Falcão ecoará no Teatro Martim Gonçalves neste sábado (27)

25/01/2018 | às 17h

O canto lírico que bebe nas fontes da cultura nagô e yorubá irá ecoar no palco do Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA (Avenida Araújo Pinho – 292, Canela), neste sábado (27), às 19h, com o Concerto Três Tempos, da intérprete criativa Inaicyra Falcão, com direção musical de Maurício Lourenço e a presença do músico Gabi Guedes. Com realização da Acosta Produções, em única apresentação, a artista apresentará um repertório marcado pela herança africana nas Américas, fruto de um continuado trabalho de investigação musical e pesquisa artística, além do diálogo com outros autores e criadores, que influenciaram Inaicyra.

O Concerto Três Tempos apresenta os cânticos do disco “OKAN AWA”, que traz cânticos em yorubá e português que homenageiam os ancestrais nos terreiros na Nago/Yorubá no Brasil, adaptados ao universo lírico por Inaicyra Falcão e Beto Pelegrino. A obra conta com composições de Babi de Oliveira e Waldemar Henrique, inspiradas em lendas afro-brasileiras e indígenas e os Negro Spiritual, cânticos que eram entoados pelos negros escravizados enquanto trabalhavam nas plantações dos Estados Unidos da América.

Outro destaque do concerto é a presença honrosa do músico Gabi Guedes, uma grande referência percussiva da música brasileira. A sonoridade do percussionista ressoará ao lado do canto lírico da Soprano Dramática Inaicyra Falcão, promovendo um encontro entre a tradição e contemporaneidade, valorizando a história de povos que foram a base das sociedades americana. Os temas das canções giram entorno de elementos da natureza, ancestrais yorubás, lendas indígenas e elementos do cotidiano. 

O Concerto Três Tempos teve seu primeiro formato em 2014, quando a artista realizou apresentações no Teatro do ICBA, Espaço Xisto Bahia e Teatro Vila Velha. O repertório partiu de um desejo da artista em apresentar aos soteropolitanos músicas que marcaram sua trajetória artística, assim surgiu este concerto que valoriza a música negra norte-americana, a música erudita brasileira inspirada em lendas indígenas e de orixás, bem como o repertório consagrado de cânticos yorubás presentes no CD “OKAN AWA”, disco autoral da artista.

 

Da Redação do Portal Correio Nagô.

scroll to top