Home » Blog » Coletivo baiano Desabafo Social lança plataforma colaborativa Ubuntu

Coletivo baiano Desabafo Social lança plataforma colaborativa Ubuntu

Ubuntu (“Eu sou porque nós somos”) foi idealizada a partir de software livre  a multiplicação de ideias

marca-ubuntu-03(1)

Você sabe o que quer dizer Ubuntu? Segundo a filosofia africana, ubuntu quer dizer “Eu sou porque nós somos”, em tradução livre para o português da expressão do idioma Zulu. Taí a inspiração das iniciativas, coletivos e startups na construção de projetos ativadores para a disputa por direitos civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais. Nessa vibe, o coletivo baiano, Desabafo Social, criou a plataforma Ubuntu, lançada nesta quinta-feira (10) oficialmente. Nela, os ativadores poderão “ocupar espaço”, formar redes ligadas aos direitos humanos e sociais.

Com a estrutura de uma rede social que já estamos acostumados, o Ubuntu apresenta uma dimensão mais abrangente que o Facebook, Instagram ou Twitter. A rede se aproxima da  plataforma Wiki, mais colaborativa. “Possibilidade de colaborar ao mesmo tempo. As pessoas podem construir textos juntos, delegar tarefas, utilizar o calendário, como uma biblioteca digital no seu perfil e no de outros ocupantes”, explica a diretora de inspiração do Desabafo Social, Monique Evelle, quando conta ao Portal Correio Nagô que o Ubuntu foi criado a partir de software livre.

Além da rede social facilitar a organização e o desenvolvimento de iniciativas na área de Educação, Comunicação, Relações Raciais, Direitos da Infância e da Juventude, Gênero e áreas afins, a iniciativa é aberta para qualquer pessoa. O Ubuntu serve para conectar pessoas como qualquer outra rede social, porém com foco na colaboração e multiplicação de ideias.

Desabafo

O Desabafo Social é fruto das aspirações politicas e sociais de jovens, que uniram a ideia de criar um projeto voltado para área de educação e direitos humanos, com recorte racial e de gênero. No início, a idealizadora, Monique Evelle, realizava as ações sozinha, em bairros de Salvador, como nas regiões do Nordeste de Amaralina e do Subúrbio Ferroviário. E logo após a criação do blog desabafosocial.com.br as pessoas começaram a conhecer e abraçar a iniciativa. Atualmente, a rede integra 52 colaboradores, distribuídos em 13 estados do Brasil.

scroll to top