Home » Blog » Culinária Musical leva Denise Correia para o Casarão Barabadá

Culinária Musical leva Denise Correia para o Casarão Barabadá

25/01/2018 | às 16h50

Evento ocorre no próximo dia 27, com participação de Fabrício Mota, da Banda Ifá, e DJ Branco e DJ Bieta

O Culinária Musical – evento idealizado pelo afrochef Jorge Whashington– retorna ao Casarão Barabadá no próximo dia 27. Após o sucesso da primeira edição de 2018, será a vez da black music de Denise Correia e da banda Na Veia da Nêga animar o público que ainda vai curtir as participações especiais do baixista da banda IFÁ, Fabricio Mota, DJ Branco e DJ Bieta (Rio de Janeiro).

O evento vai das 13h às 17h. O ingresso custa R$15 (entrada em espécie). O prato individual custa R$ 30 (o local aceita débito). Da cozinha do Casarão – comandada pela chef Paula Bandeira e que acolhe o afrochef do Culinária Musical pela segunda vez– sairão dois pratos tradicionais da nossa gastronomia: sarapatel e xinxim de galinha.

Foto: Chico Lopes

O Casarão Barabadá, no Santo Antônio Além do Carmo, que tem foco na residência criativa e no compartilhamento, abre mais uma vez as portas para a iniciativa do afrochef Jorge Washington que vem se solidificando como ponto de encontro de diversas expressões culturais do cenário artístico baiano.

“A primeira edição no Casarão foi surpreendente, gostoso de ver. Ficamos muito felizes em receber Jorge e, especialmente, o público diferente do que costuma ir no espaço. Foi maravilhoso ver a africanidade acontecendo no Casarão. Tínhamos o desejo de fazer isso aqui e, pela primeira vez, presenciamos um sentimento de pertencimento do Casarão por Salvador. Superou a expectativa de público, pois foi maior do que a gente esperava e todo mundo saiu super feliz. Da varanda fiquei olhando que o quintal era só alegria. Foi bonito de ver”, disse a proprietária do espaço, a artista e professora da Ufba, Daniela Amoroso.

O espaço que existe há cinco anos é a residência pessoal da professora e tem a proposta de mesclar linguagens, além de fomentar o microempreendedorismo. Fica localizado na Rua Direita do Santo Antônio, nº 65, e abriga mais outros projetos: a Cozinha de Paula Bandeira, a Cervejaria de Graciene, o Barabazar que é organizado pela produtora cultural Brenda Medeiros, além da parceria com Luciano Almeida que responsável pela sonorização dos eventos no espaço.

A black music de Denise Correia e a Banda na Veia Da Nêga traz repertório dançante, canções autorais conhecidas pelo público em shows pela cidade, além do melhor da black music, samba rock, mpb, passando pelo pop até o rock, além dos grandes nomes da MPB.

Com presença cênica marcante, Denise iniciou a carreira em festivais escolares na cidade de Alvorada do Sul, onde nasceu, no Paraná. Na capital baiana, chegou, em 1988, e não demorou a se integrar ao cenário cultural local com a personalidade da sua voz.

Discotecagem de DJ Branco irá animar o público

Já o instrumentista e historiador Fabrício Mota, também baixista da banda IFÁ, faz uma intervenção no show de Denise Correia. “Acompanho o evento e fiquei feliz com o convite. A apresentação será na base da improvisação em sintonia com o clima do evento”, contou o instrumentista. Com o repertório, também, no clima da festa a discotecagem de DJ Branco irá animar o público. Ele, além de produtor cultural e mobilizador social, é apresentador do programa Evolução HipHop na Rádio Educadora FM 107.5.

DJ Bieta é artista multimídia, produtora cultural, dançarina, pesquisadora das culturas de matrizes afrobrasileiras e africanas, especialista por criar ambientes agradáveis com a companhia de um som de boa qualidade transitando pela África Diáspora desde as batidas de raiz da música negra de todo o mundo até as letras e rimas dos clássicos da MPB “Música Preta Brasileira”.

O culinária Musical começou em fevereiro do ano passado e já contou com apresentações de Lazzo Matumbi, Magary Lord, Roberto Mendes, Dão, entre outros. A iniciativa também já foi palco para intervenções poéticas, desfile de moda, lançamento de livro e performances de dança.

 

Da Redação do Portal Correio Nagô.

scroll to top