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Diáspora Black é selecionada para centro de inovação do Facebook

25/01/2018 | às 16h

A Diaspora.Black é uma das 10 startups selecionadas para participar da primeira aceleração promovida pelo Facebook em todo o mundo. Mais de 760 empresas brasileiras se inscreveram para a seleção.

“Entre todas estas empresas, somos a única focada no empoderamento econômico da comunidade negra. Participar deste programa representa, portanto, uma oportunidade para o fortalecimento de todo o ecossistema de empreendimentos focados na população afrobrasileira”, um dos sócios da Diáspora Black, Antonio Pita.

Entre janeiro e junho, a startup ficará sediada no Estação Hack, espaço de inovação social da empresa, em São
Paulo. Para garantir a participação, os empreendedores realizam uma campanha de financiamento coletivo a partir do dia 10 de janeiro.

“Para alcançarmos esta nova meta, convidamos a comunidade negra e não negra interessada em cultura da população afrodescendente a contribuir para a campanha no site do Catarse com valores a partir de R$ 15! Além de contribuir, o sucesso desta campanha depende da mobilização de todos aqueles que acreditam em nosso propósito: a redução das
desigualdades e promoção de uma economia distributiva”, revela Pita.

As contribuições podem ser feitas no endereço www.catarse.me até o dia 10 de março. As contribuições variam de R$ 15 a R$ 10 mil reais, com recompensas que incluem cartões, brindes e diárias na rede de hospedagem cadastrada na plataforma. Os recursos vão custear a permanência dos sócios em São Paulo durante o curso, por seis meses.

A Estação Hack representa o maior investimento já feito pelo Facebook na América Latina. No espaço, acontecem consultorias intensivas de empreendedorismo digital e desenvolvimento de aplicativos. O programa é voltado ao impulsionamento de empresas que utilizam banco de dados para gerar transformações positivas à sociedade em larga escala.

A Diaspora.Black é a única focada na população negra. A startup articula em rede viajantes e anfitriões, conectando-os a serviços relacionados à cultura negra em diversas cidades do mundo. Atuando com o modelo de market place, a Diaspora.Black aposta na vocação do turismo para o fortalecimento econômico do ecossistema de afroempreendedores e a
valorização da história e cultura da população negra.

“Participar deste programa é uma conquista incrível mas também um desafio. Se empreender é difícil para qualquer jovem, para nós, negros, este desafio se soma às dificuldades cotidianas e limitações financeiras”, avalia o CEO da Diaspora.Black, Carlos Humberto Silva. “Passamos por validações de importantes aceleradoras, mas muitos investidores não enxergam o
potencial dos negócios focados na população negra, que movimenta mais de R$ 1 trilhão por ano.”

PLATAFORMA

Em operação desde julho, a rede está presente em mais de dez países com cerca de 1.500 usuários cadastrados. O primeiro serviço oferecido são acomodações compartilhadas em diversas cidades. A partir de 2018, a plataforma também incluirá outros serviços, como agências de viagens, guias e roteiros, entre outros. Os usuários também têm descontos e
vantagens na rede de estabelecimentos credenciados, promovendo a circulação econômica dentro da comunidade negra.

O modelo foi desenhado ao longo do último ano, com consultorias realizadas nos principais processos de aceleração do País, como o #Labora – Laboratório de Inovação Social, promovido pelo Instituto Oi Futuro em parceria com a Yunus Negócios Sociais. Em 2018, a empresa também será acompanhada por especialistas da AbeLLha e da Pólen – Polo de Inovação da
Unisuam.

Da Redação do Portal Correio Nagô.

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