Home » Blog » Pela igualdade racial e de gênero, fórum será lançado nesta terça (29)

Pela igualdade racial e de gênero, fórum será lançado nesta terça (29)

Nesta terça-feira (29), em Brasília, entidades negras e antirracistas lançam o Fórum Permanente pela Igualdade Racial (Fopir), com o objetivo fortalecer o enfrentamento do racismo e a defesa das políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

O combate ao genocídio da juventude e a defesa dos direitos das mulheres negras serão os eixos principais de ação do Fopir.

O lançamento reunirá cerca de 120 representantes do movimento de mulheres negras e negro, Legislativo, agências do Sistema ONU, universidades, organizações sociais, de direitos humanos, estudantis, sindicatos e setores empresariais.

O Odara Instituto da Mulher Negra, organização social baiana, é uma das participantes do Fórum. A coordenadora de Comunicação Naiara Leite lembra que os debates promovidos pelo Fopir ocorrem um ano depois da Marcha das Mulheres Negras, que reuniu em Brasília cerca de 30 mil mulheres contra o racismo, a violência e pelo bem viver.

Durante lançamento serão discutidos os impactos do ajuste fiscal sobre a população negra e as políticas de promoção da igualdade racial e de gênero.

Participam do debate a representante da ONU Mulheres e do GT Gênero e Raça da ONU Nadine Gasman, a representante da Red de Mujeres Afrodescendientes Cono Sur (Uruguai) Vicenta Camussu, a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Dulce Pereira, o ex-deputado federal e militante fundador do MNU Luiz Alberto, e a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Nilcea Freire.

A agenda do Fórum Permanente pela Igualdade Racial inclui o combate ao genocídio dos jovens negros, à violência contra as mulheres negras e à intolerância religiosa. A articulação vai atuar pela expansão da representação política de negros e negras, pela desmilitarização das polícias, pelo fim do auto de resistência e pelo respeito aos imigrantes de países africanos e do Ha

Na quarta-feira (30), as organizações que integram o Fopir terão audiências com representantes de organizações governamentais, legislativas e judiciais, além de organismos internacionais e conselhos profissionais.

Da Redação

I

scroll to top