Home » Blog » Ilê Aiyê celebra o centenário de Nelson Mandela no Carnaval 2018

Ilê Aiyê celebra o centenário de Nelson Mandela no Carnaval 2018

28/01/2018 | às 18h19

Pela segunda vez na história, o Ilê Aiyê homenageia uma pessoa no Carnaval. Em 2018, o tema do Ilê é “Mandela. A Azânia celebra o centenário de seu Madiba”, em homenagem aos 100 anos de Nelson Mandela. Ele foi um importante líder negro e até hoje é uma grande referência para a população negra pela sua história de resistência e luta.

FOTO: André Frutuoso/Divulgação

“Mandela representa nossa maior referência. O cara ficou preso esses anos todos e não desistiu na luta. É um motivo de orgulho para nós colocar Mandela como tema, ainda mais eu que participei da comitiva que recebeu Mandela quando ele esteve aqui em 1991, então é muito gratificante recontar essa história, como o Ilê vem fazendo ao longo dos anos, ser contada pela nossa ótica.”, afirma Antonio Carlos dos Santos, mais conhecido como Vovô, presidente do Ilê Aiyê, em entrevista para o Portal Correio Nagô.

O objetivo do bloco este ano é, além de celebrar o Centenário de Nelson Mandela, contar sua história de lutar na batalha contra o apartheid e pela unificação do país. Vovô ainda comemora a importância de o Ilê Aiyê contar essa história, pois desde sempre a história negra foi contada e escrita por brancos.

ORAÇÃO A MANDELA

Conhecido como Marco Poca Olho, o compositor Marco Antonio do Santo Boa Morte, 54 anos, ganhou pela sétima vez a música-tema do Ilê Aiyê, tendo sido finalista por 11 vezes. Acumula 26 prêmios em sua trajetória. No último festival do Ilê, junto ao parceiro Juninho Magaiver, Marco Poca Olho vai embalar o Carnaval 2018 do Ilê com a canção Oração a Mandela.

RELEMBRE

Ashley Malia é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.

Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.

scroll to top