Home » Blog » Letieres Leite realiza workshop gratuito

Letieres Leite realiza workshop gratuito

Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz, realiza workshop gratuito no Centro Cultural de Plataforma no próximo sábado, 03 de junho, das 10h às 13h. “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira | Método UPB por Letieres Leite” é voltado para músicos, estudantes de música e interessados em geral e apresenta o Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado por Letieres, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência da diáspora negra na Bahia.

unnamed (4)

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Centro Cultural de Plataforma (Praça São Braz, s/n) e pela internet através do link http://bit.ly/2quNSsO

A atividade encerra o projeto “JazzTrio pela Baía”, que levou workshops e apresentações da Orkestra Rumpilezz a cinco cidades da Baía de Todos os Santos: São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, Madre de Deus e Salvador. O projeto conta com o apoio do Instituto Rumpilezz e é patrocinado por Vivo e Governo da Bahia, através do FazCultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria da Cultura do Estado da Bahia.

Conversamos com Letieres sobre o Laboratório Musical Rumpilezzinho alcance terceiro ano de atividades e em 2017
formará 75 jovens músicos.  Idealizado e dirigido pelo Maestro Letieres Leite, a iniciativa em 2017 formará um total de 75 jovens músicos, com diferentes níveis de conhecimento na metodologia do Universo Percussivo Baiano.

Rumpilezzinho

Aulas Abertas – Para os músicos de outras gerações ou que não puderam participar da formação continuada, o Rumpilezzinho realizará ao longo de 2017 aulas abertas para o grande público, oportunizando que mais pessoas possam se aproximar e conhecer o método e o projeto. Serão quatro aulas abertas, em que será possível vivenciar a metodologia do Universo Percussivo Baiano de perto.

Segundo o idealizador Letieres Leite, “a experiência do laboratório Rumpilezzinho nesses dois anos tem sido extremamente gratificante e com resultados surpreendentes. Os jovens talentos já são requisitados para tocar em eventos importantes como o 21º PERCPAN, realizado em janeiro, no Teatro Castro Alves, ou a gravação de uma música para o disco da cantora Maria Rita e são muito promissores. Neste Ano III, além de contemplar novos alunos, teremos uma turma dedicada para formação de multiplicadores do método UPB, aprimorando o aprendizado dos alunos do ano anterior,que poderão atuar em outros projetos sociais e culturais como monitores e no futuro, como educadores”.

 

Da Redação do Correio Nagô.

scroll to top