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NordesteLab: De 28 de junho a 1º de julho, Salvador é capital de negócios do audiovisual

25/06/2018 | às 17h20

A 4ª edição do NordesteLab ocorre de 28 de junho a 1º de julho (quinta a domingo), em Salvador, abrangendo pela primeira vez, também o Norte e o Centro-Oeste do Brasil.

Diversas atividades compõem intensa programação, que começa no Teatro do IRDEB e segue no Goethe-Institut Salvador-Bahia, formando esta plataforma de articulação que conecta agentes e mobiliza profissionais, estudantes e públicos do campo.

NordesteLab 2017 [Foto Azul Designers]

Mais de 800 pessoas são esperadas para circularem na edição 2018, entre executivos de mídias digitais, broadcasting e mobile, programadores, produtoras independentes, criadores, compradores de conteúdos, distribuidoras, agentes de venda, gestores públicos, estudantes e outros interessados.

Em 2017, foram gerados R$ 24,5 milhões em negócios, montante que, segundo o SEBRAE/BA, parceiro e auditor da atividade, pode ter chegado a R$ 64,9 milhões, partindo de projetos apresentados durante o evento aos contratos fechados ao longo do ano.

RODADAS DE NEGÓCIO 

Se uma produtora tem projetos audiovisuais a vender e se os chamados “players” – canais de TV, distribuidoras e plataformas de vídeo – estão interessados em comprá-los, nada mais eficiente do que colocá-los um diante do outro. Este é o fundamento primordial da mais importante linha de ação do NordesteLab: as Rodadas de Negócio. São as práticas de mercado em si, focadas em produtoras independentes para apresentarem seus catálogos a veículos de todo o país. Com inscrições públicas, 141 empresas de 14 estados e do Distrito Federal, das três regiões contempladas, submeteram 668 projetos em busca de negócios. Elas terão encontros agendados com os 43 “players” que confirmaram presença – um número 33% maior do que o de 2017 –, a partir de uma triagem que refina ofertas e demandas, dando efetividade às comercializações.

As empresas inscritas, mediante pagamento de uma taxa de R$ 100, também foram as únicas habilitadas a garantir vagas nas clínicas – consultorias individuais com especialistas da área jurídica e de prestação de contas –, além de no disputado pitching público.

Neste ano voltado para o gênero documentário, o pitching, ato que encerra o evento, reunirá cinco projetos de séries inéditas (dois da Bahia, um de Alagoas, um do Ceará e um de Pernambuco), selecionados entre 30 propostas, viabilizando a oportunidade de exposição de novas ideias para uma banca de “players” e uma plateia qualificada. Os proponentes destes trabalhos em processo de criação serão previamente preparados para a ocasião, por consultores especializados. Como novidade deste ano, o pitching, realizado numa parceria entre o NordesteLab e a Estação do Drama, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), resguarda a diversidade de origens dos projetos e valoriza aqueles roteirizados e/ou dirigidos por mulheres e pessoas negras. Para completar, uma premiação será inaugurada: um dos projetos irá conquistar lugar para participar do DocMontevideo – Encuentro Documental de Las Televisoras Latinoamericanas, de 18 a 27 de julho, em Montevidéu, no Uruguai, com despesas pagas. O diretor-executivo do evento, Luis Zaffaroni, estará presente.

PROGRAMAÇÃO PARA O GRANDE PÚBLICO 

O compromisso do NordesteLab de fortalecer o setor audiovisual nordestino, e em interlocução agora também iniciada com o Norte e Centro-Oeste, não se restringe aos negócios comerciais. Formação, reflexão e intercâmbios profissionais e culturais se desenrolam, e uma vasta programação de mesas, conferências, entrevistas, apresentação de cases e debates oferece participação pública gratuita. Centenas de pessoas já garantiram inscrição prévia, que segue aberta até 22 de junho em www.nordestelab.com.br, mas é também possível fazer o credenciamento no local do evento, enquanto houver vagas.

No dia 28 de junho, às 19h, a mesa de abertura, no Teatro do IRDEB, tem como tema “Sotaques locais, olhares globais: perspectivas das políticas de fomento ao audiovisual no Brasil”, com presença de Débora Ivanov, diretora da Ancine; Daniela Pfeiffer, diretora do Centro Técnico Audiovisual (CTAv) da SAv/MinC; Vânia Lima, diretora da Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste (CONNE); e Rodrigo Martins, presidente do Fórum Audiovisual Minas Gerais, Espírito Santo e Sul do Brasil (FAMES). Na ocasião, será lançada a Faixa Box Brazil CONNE.

A partir da sexta-feira, dia 29, o NordesteLab se desenrola no Goethe-Institut, ocupando diversos de seus espaços. Nesta data, pela manhã, uma frente de reflexão sobre internacionalização entra em pauta com convidados estrangeiros e mesas que debatem cooperação internacional e coproduções com a Argentina. À tarde, diversidade no audiovisual é tema de discussão com gestores públicos; a pauta de operação de fundos para o audiovisual reúne instituições financeiras; e uma mesa final agrega núcleos criativos de diferentes estados para falar de desenvolvimento de obras.

No dia 30, a regulamentação do chamado ‘VOD’ – o vídeo por demanda, novas práticas para potencialização de produtos audiovisuais, arranjos regionais e políticas públicas, Fundo Setorial do Audiovisual em relação com as TVs e eventos de mercados das três regiões serão motes das mesas com representantes do setor público, de canais de televisão, de empresas de audiovisual, de festivais e eventos de negócios.

Para a data de encerramento, domingo, 1º de julho, fontes de financiamento, propriedade intelectual, narrativas em games e audiovisual negro destacam pontos contemporâneos sobre o desenvolvimento da produção no setor. A programação se encerra com o pitching de séries documentais, numa disputada sessão.

São oferecidas ainda duas masterclasses, ambas com carga horária de 8 horas, com vagas limitadas e inscrição no valor de R$ 200 por pessoa. “Modelagem de negócios no Cinema e no Audiovisual”, nos dias 29 e 30, e “Negociação de projetos e preparação para pitching”, nos dias 30 e 1º, são formações complementares e especializadas promovidas pelo NordesteLab.

Para todos os participantes, é certo o contato com líderes de núcleos criativos, festivais de cinema, produtores e associações do Brasil e de outros países da América Latina, reunindo profissionais de relevantes experiências no audiovisual nacional e latino-americano, além de autoridades públicas de Estados e do Governo Federal. A programação completa está disponível em www.nordestelab.com.br.

43 PLAYERS PRESENTES 

Na lista de canais, estarão presentes: Arte1, Band, Band Nordeste, Canal Brasil, CineBrasil TV, Comedy Central, Curta!, Fashion TV, FOX, FOX Premium, Futura, GNT, Mais Globosat, MTV Brasil, Music Box Brazil, National Geographic, Nat Geo Kids, Nickelodeon, Paramount Channel, Prime Box Brazil, Space, TAL – Televisión América Latina, TNT, Travel Box Brazil, TV Aratu, TV Bahia, TV Jornal (PE), TV Kirimurê, TV Rá Tim Bum, Warner Channel, Zoomoo e os canais do Sistema Opinião – TV Clube (PE), TV Borborema (PB), TV Manaíra (PB), TV Ponta Negra (RN) e TV Ponta Verde (AL). Dentre as distribuidoras, marcam ponto: Art House, Descoloniza Filmes, Elo Company, Lume Filmes, O2 Play e Vitrine Filmes. Das plataformas, virão Indie Cine e Video Camp.

O NordesteLab tem patrocínio da CAIXA e do Banco do Nordeste, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Também tem patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (Ancine). É uma realização do Laboratório Audiovisual, através da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e Governo Federal, com investimento orçamentário total de R$ 300 mil. A curadoria é de Chico Ribeiro, Daniela Fernandes, Paulo Alcoforado e Pola Ribeiro.

 

NordesteLab 2018 – 4ª edição

Quando: 28 de junho a 1º de julho (quinta a domingo)

Abertura: Teatro do IRDEB

(Rua Pedro Gama, 413/E, Alto do Sobradinho – Federação)

Demais atividades: Goethe-Institut Salvador-Bahia

(Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)

Rodadas de Negócios e atividades relacionadas:

Para produtoras previamente inscritas (inscrições encerradas)

Masterclasses:

Para participantes previamente inscritos em www.nordestelab.com.br (R$ 200 por pessoa)

Programação geral:

Gratuito

Da Redação Correio Nagô.

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