Home » Blog » O que uma aula de inglês sobre Diáspora Africana tem a ver com a Conta Black e o empreendedorismo no Subúrbio?

O que uma aula de inglês sobre Diáspora Africana tem a ver com a Conta Black e o empreendedorismo no Subúrbio?

22/07/2018 |10h51

Já antecipando resposta, a aula de inglês sobre Diáspora Africana, a Conta Black e as histórias inspiradoras de empreendedorismo no Subúrbio Ferroviário de Salvador fazem parte da série de atividades gratuitas que serão realizadas amanhã (23), pelo Instituto Mídia étnica sobre a participação da comunidade negra na economia.

Oportunidades de negócios, conjuntura econômica, poder de compra, articulação financeira e, sobretudo, a importância da comunidade negra nos negócios serão alguns dos temas debatidos durante a Black Business, que será realizada no Espaço de Criatividade e Inovação da #ValeDoDendê (Shopping da Bahia, piso 02).

“As empresas continuam a negar a presença de pessoas negras, inclusive em seus comerciais. Porém, nós movimentamos a economia desse país, sendo mais que a metade da população e isso é feito por dois caminhos: o poder de compra e o empreendedorismo e que é nosso desde que esse mundo é mundo”, pontua Hellen Nzinga, coordenadora do Mídia Étnica Lab.

Rede Black Member

Uma das atividades mais aguardadas do sai será o lançamento da Rede Black Member – Conta Black. Criada com o objetivo de estreitar os abismos que existem entre a comunidade negra e as instituições financeiras, a Conta Black, primeira fintech de propriedade de negros no Brasil, busca incluir social e financeiramente uma camada da população que não possui conta bancária. É uma conta digital que oferece serviços bancários como: emissão de boletos, transferências entre Conta Black e para outros bancos, pagamentos de contas e saque na Rede 24 horas utilizando o cartão Black Money Card. E essa novidade chega, em primeira mão em Salvador, através do Mídia Étnica Lab.

“A Conta Black é um negócio de protagonismo negro. O nome Black vem da perspectiva de inverter os valores impostos pelas instituições tradicionais, que intitulam o cliente “BLACK” como o mais importante. Para nós, o cliente “BLACK” é aquele que tem seu crédito negado sem motivos, que é barrado nas portas giratórias, quem está em busca do seu lugar ao sol, quem está interessado em fazer a diferença, quem quer participar de um novo movimento. Esses são os nossos clientes BLCK”, diz Sérgio All, CEO da Conta Black

Além de Sergio All e de sua sócia na Conta Black, a criadora do Desabafo Social, Monique Evelle, o Mídia Étnica Lab convidou para o debate a economista Ana Georgina Dias, consultora técnica regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – Dieese.

Programação

A programação começa às 14h com uma aula inaugural do curso Inglês na Diáspora, uma inciativa do Correio Nagô, o portal de notícias do Instituto Mídia Étnica. O objetivo é promover encontros/aulas de conversação destinados a tratar, discutir e permitir a troca de informações acerca da afrodescendência e da diáspora utilizando a língua inglesa para pautar essas abordagens. A mediação será realizada pela bacharela em inglês, Nara Paixão.

Casos de sucesso de negros e negras que encontraram no empreendedorismo formas de protagonizar suas histórias, serão contados no painel: Suburbana Cria Asas: Protagonismo e Empreendedorismo do Subúrbio Ferroviário de Salvador. Para esta atividade, foram convidados: Cris Santos, criadora da Pizzará Bahia, primeira pizzaria de dendê, que oferece um serviço delivery de entrega de pizzará e pizzajé para quase todo país; Glebsson Almeida, proprietário da GRV Modas, que surgiu por conta da carência de um estilo que identificasse com o povo da periferia e Jadson Palma – estilista e produtor cultural, idealizador da JP Exclusive, uma linha de vestuários para jovens da periferia.

Sobre o MídiaÉtnica_Lab

O MídiaÉtnica_Lab é um braço do Instituto Mídia Étnica, ONG criada em 2005, e que funciona como o primeiro centro de inovação cidadã com foco na promoção da comunidade negra do Brasil. Trata-se de um espaço onde programadores/as, ativistas, artistas, jornalistas, hackers e demais produtores (makers) possam exercer livremente suas iniciativas e conectar-se com grupos que desenvolvem um trabalho semelhante no mundo.

http://www.midiaetnica.com.br/

SERVIÇO

O que – Black Business
Onde – Shopping da Bahia 2 piso (Av. Tancredo Neves, 148 – Caminho das Árvores, Salvador – próximo à saída do metrô.
Horários: 14h às 21h

PROGRAMAÇÃO
14h as 16h – Aula experimental | Inglês na Diáspora
17h – Suburbana Cria Asas | Cases de Sucesso
18h – Bate Papo | Acessibilidade e Poder de Compra da Comunidade Negra
19h – Coquetel de Lançamento | Rede Black Member – Conta Black

 

scroll to top