Home » Blog » Programa levará duas jovens comunicadoras de Salvador para intercâmbio em Atlanta-EUA

Programa levará duas jovens comunicadoras de Salvador para intercâmbio em Atlanta-EUA

Após intenso e cuidadoso trabalho de avaliação, que consistiu em análise de 70 formulários de inscrição e entrevistas com 8 finalistas, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Mídia Étnica, informa as duas selecionadas para participar do Programa de Intercâmbio em Comunicação Comunitária, entre as cidades de Salvador e Atlanta, durante uma semana do mês de setembro de 2015, com todas as despesas pagas pelo programa. As selecionadas são Alane Teixeira Reis e Cristiana Fernandes de Souza.

Alane Reis_por Larissa Fulana de Tal

Alane é moradora do Nordeste de Amaralina, tem 23 anos, e é repórter, editora e idealizadora da Revista Afirmativa, veículo impresso e digital da mídia independente baiana, publicada desde 2014. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), também atua como produtora e assessora de comunicação do Movimento de Cinema Negro Tela Preta.

 

 

 

Cristiana Fernandes

Cristiana é moradora do bairro de Castelo Branco, também tem 23 anos, é repórter e apresentadora da TV Pelourinho, desde 2008. Após cursar o Bacharelado Interdisciplinar em Artes com Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atualmente é graduanda do curso de Jornalismo. Na TV Pelourinho, desempenha diversas funções como apresentação, roteiro, direção e produção.

 

 

 

 

A Comissão – A comissão de avaliação que realizou as entrevistas foi formada: pelo Adido de Imprensa do Consulado Geral dos Estados Unidos, David Fogelson; pelo assessor de Imprensa do Consulado, Guilherme Monsanto; pelo jornalista André Santana, membro do Instituto Mídia Étnica e editor do portal Correio Nagô; e pelas jornalistas convidadas Cleidiana Ramos, do jornal A Tarde e Wanda Chase, da TV Bahia.

As etapas da seleção (análise dos formulários e entrevistas) levaram em consideração a atuação do candidato na produção de conteúdo e no uso das ferramentas de comunicação para a divulgação de notícias sobre as comunidades periféricas de Salvador. A participação ativa em organização específica de comunicação e/ou por meio de veículo de comunicação próprio também foram aspectos relevantes na análise. Por fim, o perfil de mobilizador e o compromisso em atuar como multiplicador das informações e conhecimentos adquiridos durante o intercâmbio foram aspectos definidores.

O Intercâmbio – O programa selecionará dois jovens que atuam como comunicadores comunitários em Salvador e dois de Atlanta para um intercâmbio de uma semana, com despesas cobertas pelo Consulado (passagens aéreas; hospedagem em casa de família; alimentação; seguro saúde; e solicitação de visto). Os comunicadores comunitários norte-americanos visitarão Salvador, durante uma semana, em outubro de 2015, e os colegas soteropolitanos terão a oportunidade de conhecer a cidade norte-americana no mês anterior, também por uma semana.

O programa foi criado com o objetivo de promover uma troca de experiências entre jovens que atuam na comunicação comunitária dos dois países e visa fortalecer os laços entre pessoas no Brasil e nos EUA. Assim, os participantes conhecerão ativistas e organizações de comunicação comunitária e irão produzir conteúdo para seus meios de comunicação e redes sociais sobre suas experiências no intercâmbio.

Da Redação do Correio Nagô

Fotos dos perfis pessoais das candidatas

scroll to top