Home » Blog » Projeto Isto Não É Uma Mulata discute representações da mulher negra

Projeto Isto Não É Uma Mulata discute representações da mulher negra

IstoNaoeumaMulata_FotoAndreaMagnoni_2

O projeto multilinguagens Isto Não É Uma Mulata ocupará o Teatro Gamboa Nova durante o Mês de Novembro com o solo performático da atriz Mônica Santana e exposição de seus desenhos, poemas e o ensaio visual, realizado com a fotógrafa Andrea Magnoni. As apresentações acontecerão de 6 a 21 de novembro, sextas e sábados, às 20h (com sessões extra nos dias 20 e 21 de novembro, às 18h).

Partindo da famosa frase proferida por Gilberto Freyre “Branca para casar. Mulata para fornicar. Negra para trabalhar”, a artista tece obras que questionam as formas de representação da mulher negra: seja a mestiça hipersexualizada, de formas exuberantes e sempre disponível para o sexo, seja a negra escura para o serviço braçal. É com o ponto de partida de ironizar a imagem canonizada da mulher negra nas artes e na mídia, visitando diferentes referências e criando novos discursos que a performer, atriz e educomunicadora Mônica Santana desenvolve o projeto multilinguagens Isto Não é Uma Mulata, contando com a produção da Gameleira Artes Integradas.

Num entrelugar da performance e do teatro, o solo Isto não é uma Mulata trabalha numa zona de ironia, visitando clichês na representação da mulher negra, por vezes, reduzida ao trabalho doméstico, à sensualidade da passista carnavalesca, ao corpo exuberante. Também entram em cena, referências da cultura pop, da música, criando novas estratégias para um exercício de teatro político, onde o movimento, a dança e o paradoxo são recursos explorados, sem empregar didatismo.

IMG_9012

O ensaio fotográfico explora os ingredientes do solo cênico, reforçando o jogo de signos, ironia, provocações sobre estratégias de embranquecimento e clichês. A produção ficou por conta de Mônica Santana, que performa nas fotos e a captura de imagens foi de Andrea Magnoni, fotógrafa cujo trabalho dedica-se às temáticas ligadas à diversidade.
Na exposição, o público poderá conhecer poemas e desenhos feitos pela artista, partes integrantes do processo criativo e das reflexões sobre as temáticas abordada no espetáculo: textos e imagens dialogam criando texturas e ironias no questionamento em torno da desconstrução da representação tradicional pela produção de novas imagens e discursos de si. Mônica Santana é atriz, jornalista e também envereda pelas artes visuais e da palavra, trazendo para Isto não é uma mulata sua veia de dramaturga e performer, mas também o olhar crítico de pesquisadora de artes cênicas.

O projeto conta com a produção da Gameleira Artes Integradas e traz a direção musical de André Oliveira, figurinos de Cássio Caiazzo, soluções cenográficas de Deilton José, maquiagem de Nayara Homem e iluminação de Luiz Guimarães.
Serviço
Isto Não É Uma Mulata – Solo Peformático e Exposição
6 a 21 de novembro, às sextas e sábados, às 20h (sessões extra, nos dias 20 e 21 de novembro)
Ingressos: R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia entrada)

Isto Não É Uma Mulata – Exposição com Ilustrações, Poemas e Ensaio Fotográfico
06 a 21 de Novembro, no Foyer do Teatro Gamboa Nova
Aberto a visitação de quarta a domingo

Ficha Técnica

Direção, dramaturgia e atuação: Mônica Santana
Direção Musical e Sonoplastia: André Oliveira
Cenografia: Deilton José
Figurino: Cássio Caiazzo
Iluminação: Luiz Guimarães
Produção: Gameleira Artes Integradas (Olga Lamas e Raiça Bomfim)
Fotografia: Andrea Magnoni
Designer Gráfico: Tai Oliver
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais – Crioula Comunicação

Link do Teaser: https://vimeo.com/143632731

scroll to top