Home » Blog » Último fim de semana: Ocupação Abdias Nascimento em SP

Último fim de semana: Ocupação Abdias Nascimento em SP

A Ocupação Abdias Nascimento, aberta ao público desde o dia 16 de novembro, fica em cartaz até este domingo (15).

06-abdias

Com programação extensa de encerramento, a atividade deste sábado (14) ganha destaque com a Conferência Performática – Uma ação cartográfica, comandada pelo  DJ Eugênio Lima. As atividades começam às 17h, no espaço expositivo do Itaú Cultural, na Avenida Paulista (SP), com a participação da pesquisadora na área de filosofia política, Djamila Ribeiro, e da atriz Naruna Costa.

A conferência performática terá como tema o “Genocídio do negro no Brasil”, no qual, o feminicídio também estará enquadrado.

Eugênio Lima, DJ e responsável pela curadoria da parte reflexiva da Ocupação Abdias Nascimento, em entrevista ao Correio Nagô, ressaltou a relevância da homenagem feita àquele que foi poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e militante.

“A importância de recuperar a obra e o pensamento de Abdias Nascimento se dá pela grandiosidade dessa figura, que foi liderança dentro das diversas faces dos movimentos negros, com intensa participação nos grandes eventos mundiais que discutiam a questão negra no Brasil e no mundo, com um protagonismo muito forte”.

Sobre a conferência, o DJ Eugênio Lima conta que esse modelo de conferência “tem a ver com fazer uma transversalidade de saberes, baseando-se em três pontos: a arte traz conhecimento, a arte precisa estar quase que em simbiose com o conhecimento teórico (por isso é necessário chamar um pensador (a) que possa articular esses conhecimentos), a terceira coisa é a mediação, a provocação, o mediador é como um mestre de cerimônia, uma parte ativa entre os dois pólos”.

Abertura-Ocupação-Abdias-Nascimento-3

Sala de estar da Ocupação Abdias | Foto: Guilherme Castoldi

Ele acrescenta que “a ocupação é importante como construção não só da memória do passado, mas como nova proposição de futuro. É necessário ocupar todos os espaços simbólicos e também os espaços de poder. Não basta apenas desconstruir uma narrativa hegemônica é preciso propor outra narrativa”.

OFICINAS

De 12 a 15, ocorre a Oficina de Estêncil, às 15h, no espaço educativo do piso – 1. Atividade feita a partir de estampas étnicas africanas que também vestem a ocupação.

No domingo (15) haverá o encontro Reconhecendo Identidades, no qual é realizada uma conversa sobre a diversidade de atuações de Abdias Nascimento.

OCUPAÇÃO ABDIAS

Com o objetivo de resgatar a história de luta de um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras no país, o Itaú Cultural promove a passagem do legado de Abdias do Nascimento ao público, através de conferência, oficina de arte e visitas educativas.

Leia mais: https://goo.gl/QrjLVW

Joyce Melo é repórter do Portal Correio Nagô

 

scroll to top