Home » Blog » 11 artistas que todo mundo precisa conhecer

11 artistas que todo mundo precisa conhecer

26/12/2017  | às 11h47

A cultura brasileira é grande e diversa, por isso o Correio Nagô preparou uma lista interestadual com nomes importantes da cultura popular e artistas talentosos que merecem nossa atenção.

Virgínia Rodrigues

Com 20 anos de carreira, a baiana Virgínia Rodrigues transita entre o popular e o erudito. Dona de um canto que é celestial, é uma das cantoras mais respeitadas nos festivais de jazz e world music mundo afora, definida pelo jornal The New York Times como “uma das mais impressionantes cantoras que surgiu no Brasil nos últimos anos”. 

Alexandra Pessoa

É percussionista há 19 anos e iniciou seu trabalho autoral de composição e canto em 2008. Em 2017 lançou seu primeiro álbum “VISITA”, revelando sua memória musical afro baiana e nordestina com as influências do soul e do jazz. 

Juliana Ribeiro

Baiana expoente do cenário nacional, Juliana Ribeiro é cantora, compositora, historiadora, mestre em Cultura e Sociedade. Canta as matrizes do samba através da própria arte. Traz em seu repertório três séculos de canção (XIX à XXI)  envolvendo a plateia em ritmos como Lundu, Côco, Jongo, Maxixe, Sembas Angolanos, Batuque e claro o ancestral Samba-de-Roda que contagia o público numa grande roda de umbigada, ao final de cada apresentação.

Mestra Ana Lúcia do coco

Mestra da cultura popular do coco e do pastoril, da comunidade de Amaro Branco, em Olinda. Atualmente luta pelo reconhecimento do título de patrimônio vivo concedido pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe)

Thiago Elniño

Rapper de Belo Horizonte que  tem influências da música jamaicana, do afrobeat e das religiões de matrizes africanas. Thiago é estudante de Pedagogia e educador social, esse ano lançou seu primeiro albúm, “A rotina do pombo”, e o clipe da música Pedagoginga, onde ele fala da educação brasileira. Confira Pedagoginga:

JOELMA KLÁUDIA

A cantora é do Pará e começou a cantar em Belém em 2003, na banda Os Nômades. Joelma lançou, esse ano, seu 2° álbum intitulado “Amazônia Lounge” onde apresenta releituras eletroacústicas de compositores paraenses. Clipe de Esse Rio é minha rua, uma das músicas do CD:

Maciel Salú

Mestre do Maracatu Piaba de Ouro e filho do Mestre Salustiano. Maciel encanta Olinda com a sua música que vem da raiz da cultura popular pernambucana. Atualmente  integra a Orquestra Contemporânea de Olinda e possui dois discos lançados.

Prethais

A baiana que hoje reside na periferia Ceilândia, em Brasília é poetisa e do rap. Integrante da Cosmologia Preta, dialogando através do Rap e Poesia a realidade das quebradas, o direito a liberdade de corpos negros, e a vivência dessa comunidade.

Mariza Black

Intérprete paraense, conhecida nas rodas e casas de samba de Belém, e a marca de Mariza é sua voz forte que encanta Belém. Com nove anos de carreira, Mariza passeia por toda potencialidade do samba, o qual está habituada desde pequena, com a influência musical de seu pai e por isso hoje seu repertório é repleto de nomes como Cartola, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Alcione, Nelson Cavaquinho, etc.

Rincon Sapiência

O rapper trata das experiências vividas nas ruas das periferias paulistas, com a sagacidade de versos marcados pela influência da música africana, eletrônica, jamaicana e vertentes do rock. Rincon Sapiência apresenta um rap com clima de positividade e uma rima hábil no jogo com as palavras. Versátil, ele também atua como beatmaker em seus próprios trabalhos.

Áurea Semiséria

Áurea Maria é rapper soteropolitana, vinda do projeto social HipHop Mulher – Ponto de Cultura, desenvolvido pela Mc Mirapotira. Parte do Coletivo NaCalada, as rimas versam sobre realidade da juventude negra das periferias e principalmente da mulher preta, as músicas falam desde genocídio até mulheres brancas que não tem respeito.

 

Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.

Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo

 

scroll to top