23/12/2018 | às 12h06
Em 2018 o filme Pantera Negra levou aos cinemas um contingente de cinéfilos e pessoas negras nem tão ligadas ao cinema para prestigiar a produção negra e afirma que representatividade importa. Não é a toa que o filme se tornou a segunda maior bilheteria com total de US$ 1,34 bilhões.
Além disso, o suspense “Corra” (2017), do diretor Jordan Peele, levou o Oscar de Melhor Roteiro Original e o “Caso do Homem Errado” (2017), da gaúcha Camila Moraes foi indicado para representar o Brasil no Oscar.
Este ano foi um ano com muitas produções negras memoráveis que instigaram nossas idas ao cinema. Para quem ainda não viu as estreias deste ano, o Correio Nagô preparou uma lista com filmes de temática e de realizadores negros. SPOILLER: Alguns têm na Netflix.
Acompanhe:
Pantera Negra
Dirigido por Ryan Coogler, o filme apresenta a história do personagem da Marvel Comics Rei T’Challa (Chadwick Boseman), que vive em Wakanda, cidade detentora do metal vibranium, que a mantém tecnologicamente avançada e afastada de outras cidades do globo terrestre. No entanto, o segredo de Wakanda passa a ser ameaçado com a chegada de Killmonger (Michael B. Jordan) que desafia a soberania do reino e pode ter consequências global. O filme estreou em 15 de fevereiro e foi responsável por muitas salas de cinemas lotadas de pessoas negras neste ano.
Onde assistir: Telecine Play
Café com Canela
Com direção de Glenda Nicácio e Ary Rosa, o filme conta a história de Margarida (Valdineia Soriano) que após a perda do filho vive isolada da sociedade. Sem contato com os amigos e pessoas próximas, Margarida recebe a visita de Violeta (Aline Brunne), uma ex-aluna que assume a missão de devolver um pouco de luz à professora que marcou sua juventude. A produção baiana conquistou três prêmios no prestigiado Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, entre eles o de Melhor Atriz e Melhor Roteiro.
Onde assistir: Está circulando o Brasil. Agora é acompanhar a página do filme para saber quando será a próxima exibição ou quando volta em cartaz
Ilha
A dupla, Glenda e Ary, estreiaram também o longa Ilha, que levou o prêmio de Melhor Filme pelo Panorama Coisa de Cinema (veja matéria produzida pelo CN). Na trama, Emerson (Renan Motta) é um jovem da periferia que quer fazer um filme sobre sua história na ilha, um lugar onde quem nasce não consegue sair, para tal realização o jovem sequestra o cineasta Henrique (Aldri Anunciação).
Onde assistir: Acompanhando a página do filme, você fica sabendo sobre a programação de exibição
Infiltrado no Klan
O cineasta Spike Lee balançou este ano com a história de um policial negro que se infiltra na Ku Klux Klan. O filme se passa em 1978 e segue Ron Stallworth (John David Washington) que vive o policial que se comunica com os membros da KKK por cartas e telefonemas e reveza com um policial branco. Após meses de investigação, Ron se torna um dos líderes da seita e sabota diversos crimes racistas. O filme estreou em 22 de novembro e tem sido aclamado como a reviravolta do cineasta. Foi vencedor do Grande Prêmio do Festival de Cannes.
Onde assistir: Espaço de Cinema Glauber Rocha, Cine Paseo e Saladearte da UFBA
O Ódio Que Você Semeia
Estreou no Brasil em 6 de dezembro e é uma adaptação do best seller “The Hate U Give” (O Ódio que Você Semeia) de Angie Thomas, lançado em fevereiro de 2017. No filme dirigido por George Tillman Jr., Starr Carter (Amandla Stenberg) é uma adolescente negra de 13 anos que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo por um policial branco. Ela passa a ser forçada a testemunhar no tribunal e acaba sofrendo diversas chantagens, mas está disposta dizer a verdade pela honra do amigo.
Onde assistir: Sem informações
Felicidade Por Um Fio
Conta a história de Violet Jones (Sanaa McCoy Lathan) que vive uma vida aparentemente impecável até sofrer um acidente ao arrumar o cabelo. Violet é uma publicitária perfeccionista que irá embarcar numa viagem de autodescoberta a partir da transição capilar. O filme é uma comédia romântica produzida pela Netflix e teve estreia em 21 de setembro. O filme apresenta maioria do elenco negro, como o ator Ernie Hudson, conhecido pelo filme Congo, de 1995.
Onde assistir: Netflix
Se a Rua Beale Falasse
Dirigido por Barry Jenkins, o mesmo diretor de Moonligth, (Oscar de Melhor FIlme de 2017), “Se a Rua Beale Falasse” é uma adaptação do livro “If Beale Street Could Talk”, do célebre James Baldwin. O filme Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê. A obra teve estreia no Brasil em 30 de novembro.
Onde assistir: Sem informações
Proud Mary
É um filme de ação que traz como protagonista a atriz Taraji P. Henson, que interpretou a Katherine Johnson, em Estrela Além do Tempo. No filme dirigido por Babak Najafi, Taraji é uma mulher que tem sua vida completamente alterada quando um garoto que desperta nela uma relação de proteção. O filme que teve estreia em janeiro, também traz no elenco Billy Brown (How To Get Away with Murder) e o veterano Danny Glover.
Onde assistir: HBO
Fahrenheit 451
O filme de ação é estrelado pelo ator Michael B. Jordan, que interpreta o Killmonger de Pantera Negra, vive Guy Montag, em um futuro distante em que livros são banidos e queimados por bombeiros. Guy é um deles, que faz seu trabalho sem questionar nada, até conhecer uma moça que o faz desafiar as convicções. O longa teve estreia em 19 de maio.
Onde assistir: HBO
No Ritmo da Sedução
O filme que estreou em 26 de outubro se passa nas ruas de Camden Town, em Londres e narra a história de Simone (Michaela Coel, da série Chewing Gum), uma mãe solteira que em uma noite rara na cidade se apaixona pelo desconhecido Raymond (Arinze Kene). O longa é um musical com um novo olhar sobre a temática do amor.
Onde assistir: Netflix
Sorry To Bother You
Ainda sem tradução para o português, a trama segue a vida de um atendente de telemarketing negro com problemas de auto-estima que descobre a chave para o sucesso comercial mesclando sua voz com a de um ator branco. O funcionário tem ascensão na empresa e acaba descobrindo o segredo dos chefes, o que o obriga a tomar uma grande decisão. A obra é o primeiro filme do rapper Boots Riley.
Onde assistir: Sem informações
As Viúvas
Marcelo Ricardo é repórter-estagiário do Portal Correio Nagô.