Home » Manchete » 1º Encontro Nacional de Renovação Política reúne coletivos pretos e LGBTQIA+

1º Encontro Nacional de Renovação Política reúne coletivos pretos e LGBTQIA+

Com objetivo de ampliar o espaço de direitos na política brasileira neste ano de Eleições, organizações de liderança pretas, lgbtqia+ e periféricas vão se reunir no 1º Encontro Nacional de Programas de Renovação Política, que acontece neste sábado, (13/08), na Lapa, Rio de Janeiro.

A programação do evento prevê rodas de debates onde projetos de lideranças dos estados SP, GO, BA, RN, PE, RJ, MG, BH e MS se unirão para apresentação, integração e troca de experiências sobre desafios em comum, tecnologias, metodologias e perspectivas para o próximo período. 

Foto: Divulgação

Até o momento, 20 programas e instituições de todo Brasil já confirmaram presença no encontro. A iniciativa busca refletir e agir contra a ascensão de projetos antidemocráticos e autoritários em diversas partes do mundo atual, em especial no Brasil, que expõe ainda mais os grupos marginalizados, deteriorando direitos conquistados por trabalhadores, mulheres, negros, indígenas e população LGBTQIA+. Assim, conquistas sociais e políticas estabelecidas com o pacto democrático da Constituição de 1988 estão sendo corroídas e constantemente atacadas por setores da extrema direita brasileira.

Diante dessa realidade, homens brancos de classe média e alta, que são a esmagadora maioria no Congresso e nas corporações, seguem legislando e excluindo essa fatia da população da ordem do dia. Assim, o Encontro quer renovar os espaços de representação política, pensando na atualização e modernização dos dispositivos democráticos. Para isso, são oferecidos pelo PerifaLAB programas de formação, acompanhamento e preparação de atores e atrizes oriundos de grupos historicamente excluídos e alijados dos processos decisórios da política nacional.  

SOBRE O PERIFALAB 

PerifaLAB é uma rede de coletivos independentes, autônomos e suprapartidários, de coletivos de favela, que visa selecionar, formar, e acelerar quadros favelados e periféricos, a fim de ocupar estrategicamente os espaços de poder. 

É um centro de formação inédito de produção política, cultural e midiática da favela. O objetivo do projeto é formar, capacitar e orientar, gratuitamente, lideranças periféricas que querem crescer e se viabilizar para as próximas eleições.

Para participar, basta ser brasileiro ou naturalizado, ter mais de 20 anos, estar em pleno exercício dos direitos políticos, ter origem ou vivência na periferia, estar envolvido em pautas periféricas e ser do campo progressista.

scroll to top