Home » Blog » 1º Talk Show brasileiro feito inteiramente por mulheres negras ocorre amanhã (13)

1º Talk Show brasileiro feito inteiramente por mulheres negras ocorre amanhã (13)

12/07/2018 | às 15h30

Nesta sexta-feira (13), mulheres negras debatem a conjuntura política em várias frentes de luta, no Talk Show: Negras Jovens Movem a Bahia. O evento faz parte da programação do Julho das Pretas e vai reunir jovens nas diferentes agendas no CEAO (Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA), em Salvador das 17h às 21h. O Talk Show é o primeiro feito inteiramente por mulheres negras.

População em situação de rua, LBT, antiproibicionista, arte, organização comunitária, militância, Hip Hop, cinema, contra a gordofobia, pelo direito à maternidade, direitos sexuais e reprodutivos, atuação na Universidade e na pesquisa, etc. Essas são algumas frentes de atuação que vão provocar o debate sobre o cenário político, a partir das vivências nos movimentos.

“Pensar o Talk Show ‘Negras Jovens Movem a Bahia’ é colocar as negras jovens no centro do debate. É falar sobre nós, nossa atuação nos diferentes espaços, é falar também sobre as diferentes formas de violações vivenciadas no cotidiano, seja nos espaços que atuamos seja na vida social como um todo. A ideia é fazer uma provocação/convocação pensando nas nossas construções e ações coletivas e pensar como essas construções  podem fortalecer a luta de enfrentamento ao racismo e ao sexismo”, contou a representante da Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas na Bahia, Ana Paula Rosário.

II Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas (II ENJF)

Articulação Nacional de Negras Jovens  Feministas

A ANJF foi criada em setembro de 2017, durante o II Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas (II ENJF), realizado em Capela do Alto\SP, no qual quase 400 mulheres negras se reuniram para trocar vivências e debater sobre perspectivas. A Articulação é composta por negras jovens ativistas das diferentes regiões do País.

Algumas das representações que vão direcionar esse debate são: Júlia Morais (Cine Quebradas), Líslia Ludmila (poetisa), Simone Alves (RMNBA e Candaces), Thamires Vieira (Rebento Filmes\Tela Preta), Graziela Paixão (RENFA), Milena Freitas (Mov. Gordo da Bahia\ANJF), Udi Santos (Visioonarias-rap), Annie Ganzala (artista plástica), Daí Costa (CANDACES\ANJF), Ana Paula Rosário (ANJF\Odara). A mediação ficará por conta da comunicadora Alane Reis (Afirmativa\Odara\ANJF).

Confira mais no evento do Facebook

Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo

scroll to top