Home » Blog » 20 de Novembro: confira a programação para este domingo em Salvador

20 de Novembro: confira a programação para este domingo em Salvador

Três caminhadas, show, debate, desfile de moda e lavagem da estátua de Zumbi, no Centro Histórico de Salvador.
A programação da capital baiana para o Dia Nacional da Consciência Negra está intensa e o Correio Nagô organizou todas as informações para seus leitores. Agende seu 20 de Novembro e vá para rua expressar sua consciência.

20-de-novembro
Neste domingo (20), para marcar o Dia da Consciência Negra, a cidade com mais negros fora da África, Salvador, começará o dia com homenagens a Zumbi do Palmares, com a 8ª edição da lavagem da estátua daquele que é um dos maiores símbolos de luta e resistência negra no País. O cortejo da Lavagem sairá da sede da Unegro (Rua Frei Vicente, no Pelourinho) às 9h, em direção a Praça da Sé, local em que está situada a estátua de Zumbi desde 2008.

Para marcar a data haverá também a 16ª edição da Caminhada da Liberdade. O ponto de concentração será na sede do bloco afro Ilê Aiyê, no Curuzu, às 11h. Organizado pelo Fórum de Entidades Negras, a caminhada tem como tema “Década Internacional do Afrodescendente: Juventude, tradição, tecnologia e perspectivas”.

O presidente do Fórum Jorge Santos conta que a expectativa é que este ano a caminhada reúna um público ainda mais expressivo. “A data caiu no domingo, o que colabora para que mais pessoas participem. É um dia de fortalecimento do povo negro e de resgate à memória de tantas batalhas. A caminhada é tradição. A luta é diária. A consciência é constante”, diz.

Já o percussionista e regente do bloco afro Muzenza Dico Styllu adianta que a musicalidade presente na Caminhada da Liberdade reafirmará a importância dos tambores. “Será mais um ano fortalecendo nossas ideias, nossos tambores, reafirmando o compromisso com as nossas batidas que são heranças ancestrais, fortalecendo cada vez mais o samba-reggae, o samba afro, o samba de roda, o maculelê, nossos ritmos sagrados”, declara.

Outra ação que movimentará as ruas de Salvador é a 11ª edição Marcha Zeferina  a ser realizada no Subúrbio Ferroviário. A concentração começa às 8h no final de linha do bairro São João do Cabrito e segue para o Parque São Bartolomeu. “ O ato é de afirmação da identidade negra. Já mobilizamos diversas organizações para a atividade. Além disso, todos os anos contamos com o apoio da comunidade local e do entorno”, revela uma das representantes do Movimento de Cultura Popular do Subúrbio Rai Trindade.

A 37ª Marcha Zumbi dos Palmares tem previsão de saída do Campo Grande com destino à Praça Municipal, a partir das 15h. Organizada pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), tem como tema “Malês: uma outra revolta na Década Internacional Afrodescendente 2015-2024”.

As atividades encerram no Terreiro de Jesus, às 19h, com um ato da Convergência Negra, que reúne entidades civis da luta antirracista.

DIVERSIDADES

A programação não para por aí. Sob o comando do estilista Renato Carneiro, haverá desfile na Katuka Africanidades, no por do sol da Praça da Cruz Caída (Centro Histórico).

No Teatro Castro Alves, a cantora, compositora e atriz Larissa Luz participa do projeto Domingo no TCA, com o show de lançamento do seu segundo disco solo, “Território Conquistado”, indicado ao 17º Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. Os ingressos para o show custam R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia) e serão vendidos somente no dia do espetáculo, a partir das 9h, com acesso imediato do público.

Domingo também acontece o De Cara com Tia Má, um bate papo com a jornalista e youtuber Maíra Azevedo sobre humor e consciência negra. Será a partir das 16h, no Piso L3 do Shopping Barra.

scroll to top