Por Hellen Nzinga
Fazendo jus ao nome da coluna, nosso papo inovador traz três passos cruciais para que está iniciando carreira como empreendedora ou empreendedor:
Autoconhecimento
Uma das coisas inevitáveis que irão acontecer nesse processo é o medo surgir, essa angútia vai aparecer sempre que nos laçamos a novos desafios. Não deixe que o medo se torne um obstáculo rumo ao sucesso. Aproveite esse momento como ferramenta ao seu favor, entre a dúvida e a certeza é a hora de pesquisar! Conheça você mesmo, seu perfil, como você lida com situações adversas, lembre-se que antes como empregado você estava programado a receber ordens e agora você é o líder. É um excelente momento para você conhecer o negócio que deseja atuar, mercado, fornecedores e o target. Geralmente nesse tipo de pesquisa descobrimos nichos que possam se tornar novas possibilidades, por isso é sempre bom manter a mente aberta.
Mentoria
Desapegue desse pensamento de que todos irão roubar sua ideia, procure alguém que possa te dar suporte. Não alguém conhecido que irá passar a mão na sua cabeça, mas alguém capacitado que te desafie e te ajude a trilhar seu caminho. Há locais apropriados para isso, como aceleradoras, incubadores e escritórios colaborativos com profissionais dedicados à prestar consultoria e possui uma gama de parcerias para sua empresa. Aqui em Salvador temos como exemplo o escritório colaborativo Ujamaa. Além do serviço de escritório compartilhado, o coworking presta consultorias, cursos gratuitos ou a preços acessíveis e detêm uma rede de parcerias para empreendedores.
Organização
A organização será fundamental para o seu sucesso. Não deixe que sua vida pessoal e financeira se misture com as fianças do seu empreendimento, segundo pesquisa, esse é um dos fatores que acarretam na mortalidade de microempresas. Amarre suas ideias, tenha uma reserva para eventualidades e escreva metas que deverão ser cumpridas dentro do prazo. Planeje seu negócio. Comece a estruturar um modelo utilizando ferramentas como o Canvas ou Multifaces. Por último escreva um release do seu negócio e entregue para outra pessoa que não participou do processo ler. Se todas as suas ideias ficarem escuras para essa pessoa, significa que seu negócio está no caminho objetivo para o mercado.
Beijo e até mais,
Ubuntu!