Home » Blog » Posse popular de novos defensores públicos e atendimento público

Posse popular de novos defensores públicos e atendimento público

Defensoria Pública da Bahia promove 1ª posse popular de novos defensores públicos

A posse acontecerá no Largo 2 de Julho com atendimento à população

A Defensoria Pública da Bahia – DPE/BA está cada vez mais próxima do cidadão. Em um momento inédito, a instituição promove a posse popular dos novos defensores públicos, nesta sexta-feira, 14, no Centro Antigo de Salvador. Ao lado dos novos membros, representantes de associações e movimentos sociais caminharão do Largo da Piedade até a Praça 2 de Julho, onde receberão das mãos de um representante da sociedade civil o certificado de posse popular. No local, também serão oferecidas orientações e assistência jurídica gratuita à população.

Foto: Google Maps

Marcando também o encerramento da formação dos novos defensores públicos, a defensora pública do Rio Grande do Sul Patrícia Ketterman ministrará uma palestra sobre os desafios internos e externos das defensorias brasileiras frente à Emenda Constitucional 80/2014 que propõe o fortalecimento da instituição. A palestra acontecerá no Centro de Estudos Afro-Orientais – CEAO – da Universidade Federal da Bahia – UFBA, localizado no Largo 2 de Julho.

FORMAÇÃO CONTINUADA

Os novos defensores públicos, remanescentes do concurso de 2010, assumiram o cargo, após longa campanha pela posse, no mês de junho, quando iniciaram a etapa teórico-prática do XIV Curso Preparatório para Carreira. Assim como a posse popular, o curso traz a proposta inovadora de formação continuada para os membros da carreira. Após o término da primeira etapa, os defensores públicos, que serão lotados no interior, virão a encontros trimestrais em Salvador para identificar as necessidades e compartilhar as experiências de atuação nas comarcas. No ano seguinte, serão encontros semestrais. A terceira etapa é opcional e consiste na elaboração e a colocação em prática de intervenção social, cuja proposta é estimular o defensor público a identificar os problemas da comunidade e, assim, construir uma proposta de intervenção social que possa solucionar o problema coletivo daquela comunidade onde tenha sido identificado.

Afinal, não há democracia sem povo e não há Defensoria Pública sem os cidadãos que dela necessitam!

Veja programação da 1ª Posse Popular:

9h – Saída da Praça Piedade – caminhada até o Largo 2 de Julho;
10h – Chegada no Largo 2 de Julho para atendimento;
13h – Palestra da defensora pública do Rio Grande do Sul Patrícia Ketterman, no Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA – Largo 2 de Julho.

Por Luana Rios DRT 4867/BA Ascom Defensoria

scroll to top