Home » Blog » Produção literária de Mãe Stella é tema de filme

Produção literária de Mãe Stella é tema de filme

Lançamento será nesta segunda-feira, 06/11, 15h, na abertura do Encontro de Leitura e Literatura da Uneb, que homenageará a yalorixá, imortal da Academia de Letras da Bahia.

cartaz Bencao, Mae Stella

A dedicação ao universo da leitura e a produção literária de uma das mais importantes lideranças religiosas do Brasil, Mãe Stella de Oxossi, que há quase 40 anos lidera o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, é o tema do filme “Benção, Mãe Stella”. O curta-metragem (18´), que será lançado nesta segunda-feira, 06/11, às 15h, no Teatro da UNEB (Cabula), homenageia a yalorixá, destacando seus escritos, suas ações em prol da leitura e seu empenho em difundir, por meio de livros, o conhecimento ancestral transmitido pela cultural oral de origem africana.

Uma das fontes de pesquisa mais presente no filme são os textos publicados, quinzenalmente, pela yalorixá no jornal A Tarde, entre 2011 e 2014, parte deles reunidos no livro Opinião (Edições Empresa Gráfica da Bahia), lançado em 2012. Ao aceitar o convite feito pelo centenário jornal baiano, Mãe Stella tornou-se a primeira yalorixá colunista constante de um importante veículo da imprensa brasileira. Desenvoltura e forma simples de abordar os temas diversificados são características dos textos, nos quais é possível constatar a sabedoria acumulada pela sacerdotisa.

O vídeo tem direção de João Lins e Maria do Socorro Carvalho, pesquisadora de cinema e professora da Uneb, que também é responsável pelo projeto e concepção geral. A direção de fotografia é de Petrus Pires. Alunos e ex-alunos da Uneb foram convidados a lerem trechos de livros publicados por Mãe Stella, ampliando as vozes e o alcance de seus ensinamentos, narrados de forma poética e, por vezes, coloquial. O filme ainda traz uma entrevista exclusiva concedida pela yalorixá, já com 90 anos de idade, quando aborda seu processo criativo, suas inspirações, sua chegada à Academia de Letras da Bahia, e seus anseios em possibilitar a todos o acesso aos livros.

“Não é a sacerdotisa a personagem principal desse filme, mas a ‘livre pensadora’, que se comunica com muitos leitores por meio de seus textos. O filme aponta para a ideia de sabedoria e alegria, elementos constituintes dos escritos de Mãe Stella. Sabedoria e alegria que, generosamente, ao escrever, Mãe Stella divide com todos”, destaca a diretora Maria do Socorro Carvalho.

O lançamento do filme marcará a abertura da 5ª edição do Encontro de Leitura e Literatura (ELLUNEB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que acontecerá entre 09 e 12 de novembro de 2015, com o tema Leitura e Literatura: do centro às margens, entre vozes, livros e redes, no Campus 1 – Cabula. Veja programação completa: www.elluneb.uneb.br

Dedicação ao livro e à leitura – O reconhecimento da dedicação de Maria Stella de Azevedo dos Santos, Mãe Stella de Oxossi, às práticas de leitura, que se revela em seus nove livros publicados e dezenas de artigos escritos para a imprensa, conduziu a religiosa à Academia de Letras da Bahia, para ocupar a cadeira 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves. Também motivou que, em 2009, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) lhe concedesse o título de Doutor Honoris Causa.

Em 1978, Mãe Stella fundou no terreiro Opô Afonjá a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos; em 1999, o Museu Ilé Ohun Lailai (Casa das Coisas Antigas) e, em 2014, uma biblioteca itinerante, que funciona em um ônibus e pode levar livros para terreiros e espaços de cultura da cidade. Todas essas iniciativas unem a educação formal e os conhecimentos dos livros às práticas e sabedorias de herança africana, num diálogo intercultural permanente e enriquecedor para humanidade.

scroll to top