Com objetivo de valorizar cada vez mais a presença das mulheres como protagonistas da Capoeira, o evento Roda de Capoeira Feminina realiza a 30ª edição nesta sexta (21), a partir das 17h30 no Memorial das Baianas localizado na Praça da Cruz Caída – Centro Histórico de Salvador. O evento é aberto ao público.
São 30 rodas, a celebração dos 30 anos de mandingagem feminina. Neste ano o evento traz encontros, relata desafios, a aprendizagem, superação e união das mulheres que são protagonistas da Capoeira (Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade). Muitas delas passaram e deixaram suas marcas, memória, promovendo e perpetuando a capoeira, multiplicando as experiências femininas na capoeiragem.
Realizado desde 1991, pelo Mestre Cabeludo a primeira edição da Roda Feminina foi inspirada pelo pioneirismo do Mestre Romeu que à época já enaltecia a presença feminina nas rodas de capoeira, exaltando o protagonismo das mulheres nas grandes rodas. Neste mesmo ano o evento contou com a participação de grande elenco de capoeiristas, Cabeludo, recebeu sua graduação de Professor. Desde então, anualmente o Mestre Cabeludo homenageia e promove a participação das mulheres na capoeira.
A programação do evento traz exposição, roda de diálogos, roda de Capoeira, oficinas e homenagens e conta com a realização do Grupo de Capoeira Porto da Barra em parceria com Mulheres que Jogam a Arte de Educar, e apoio da Campanha Respeita As Mina na Capoeir