Neste domingo, 25 de janeiro, o bloco Alvorada realiza mais uma edição da Lavagemda Fonte do Gravatá, na Ladeira da Independência, Centro de Salvador. A festa, em sua 38º edição, movimenta o Centro Histórico de Salvador, reunindo religiosidade, música e preservação do patrimônio. O cortejo sai do Pelourinho, por volta das 15h, animado por baianas e pelo grupo de percussão, Meninos do Pelô, do saudoso Mestre Prego (falecido em 2010), em direção à Fonte, onde ocorre o ritual de lavagem, realizado por religiosos de matriz africana. A festa continua com o samba que marca as festas do Alvorada. Entre as atrações que comandam a Lavagem do Gravatá estão os grupos Jatobá, Pagode Versado, Tela Principal e o Bambeia, uma das atrações que anima o bloco no carnaval 2015.
Nanã e Nossa Senhora de Santana – O presidente do bloco Alvorada, Vadinho França, explica que a religiosidade é um dos pilares do samba e faz parte da história do Alvorada, que este ano completa 40 anos de criação. “O bloco nasceu em 1975, na casa 55, nesta rua do Gravatá, entre a fonte da orixá Nanã e a Igreja de Nossa Senhora de Santana. Por isso, mantemos viva essa tradição da lavagem, como forma de homenagear e agradecer pelas conquistas e forças que recebemos dessas entidades”, explica Vadinho França. Outro objetivo da Lavagem é chamar atenção para o valor histórico daquela fonte, do século XVIII e que, “já abasteceu de água muitas residências daqui do Centro da cidade”, explica Vadinho.
O presidente do bloco conta ainda que a Lavagem começou logo após a criação do Alvorada, e era realizada junto com outra agremiação do bairro, As independentes, que reunia foliões vestidos com trajes femininos, e que tinha esse nome em referência à rua da Independência, a principal do bairro do Gravatá. “É uma animação entre os moradores, amigos e associados do bloco, mas com muita seriedade nos aspectos religiosos. Essa é nossa forma de fazer festa, assim como é a origem do samba”, destaca.
Carnaval – Para o carnaval, o presidente informa que será uma grande celebração aos 40 anos de tradição do samba na sexta-feira da folia. Uma coisa garante: “Continuaremos priorizando as pratas da casa, como o grupo Bambeia, que há 15 anos anima o desfile do bloco. Mas também traremos amigos e parceiros de fora que contribuíram para fortalecer nossa história”, adianta França.
O quê? 38º Lavagem da Fonte do Gravatá, Ladeira da Independência – Centro
Quando? 25 de janeiro, domingo. Cortejo saindo do Pelourinho às 15h e shows no Gravatá a partir das 17h
Atrações? Cortejo de baianas e grupo de percussão Meninos do Pelô, e show dos grupos de samba: Bambeia, Jatobá, Pagode Versado, Tela Principal, entre outros convidados
Aberto ao público