Home » Blog » Mapeamento de iniciativas de fomento à leitura na Bahia segue com inscrições abertas até dia 31

Mapeamento de iniciativas de fomento à leitura na Bahia segue com inscrições abertas até dia 31

O projeto “Percursos da Leitura na Bahia” está com inscrições abertas até o próximo dia 31 de maio. A ideia é mapear e reunir variados projetos, atividades e atuações de formação, fruição e difusão leitora no Estado. A pesquisa, inédita, já conta com mais de 65 iniciativas mapeadas e geolocalizadas, disponíveis ao público no portal, juntamente com uma breve apresentação de cada. Interessados podem preencher o formulário online no próprio site. Cada pessoa, grupo ou instituição pode inscrever quantos projetos desejar, desde que sejam realizados na Bahia.

O intuito é também promover discussões e ações formativas voltadas ao fomento da cadeia produtiva do livro e da literatura nos mais diversos formatos, apostando na arte literária como instrumento de compreensão do mundo, das relações humanas e de transformação social. “Queremos mostrar, às pessoas, que a literatura pode estar em qualquer lugar, a qualquer momento e que, mesmo em tempos difíceis como o que estamos vivendo, nós podemos ressignificar e levar arte”, afirma a estudante Lídia Souza, integrante do Coletivo OXE, responsável pelo projeto.

Foto: Acervo OXE

Até o momento, já foram inscritas 96 iniciativas de 21 territórios baianos e 58 cidades, incluindo desde academias de letras, escolas, bibliotecas e editoras, a griôs, professores, artistas e contadores de estórias, secretarias municipais e ações como saraus, feiras, clubes de leitura e podcasts. Dentre as já mapeadas, 12 iniciativas foram selecionadas pelo Coletivo OXE e premiadas em R$ 750 por se destacarem em seus respectivos municípios de atuação. Entre elas, Fada Dália (Ilhéus), Cirandeiros do Sertão (Serrolândia), EternizArte (Feira de Santana), Sarau Encantos da Serra (Serrinha), Coletivo das Artes Motirô (Teixeira de Freitas) e Educar – Espaço de Leitura Mediação e Formação de Leitor (Salvador).


A meta é alcançar projetos em todos os Territórios de Identidade do Estado. “A pesquisa vai nos possibilitar ter acesso a variadas iniciativas de incentivo à leitura; o que está sendo produzido, quem são as pessoas que produzem e quem são as pessoas que leem, então poderemos fortalecer essa rede e alimentar esse sistema de amantes da literatura e do livro em toda Bahia”, destaca Lívia Eduarda, integrante do Coletivo OXE desde 2015.
O Percursos da leitura na Bahia tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Coletivo OXE

Formado por estudantes do Instituto Federal da Bahia – Campus Santo Amaro, da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, o Coletivo OXE foi fundado em 2014 e desenvolve atividades diversas de fomento à leitura. Em abril deste ano, realizaram o Festival Percursos da leitura na Bahia, com uma programação que incluiu debates literários, oficinas variadas, atividades infantis e a participação de editoras independentes, apresentando seus respectivos catálogos de publicações, além de uma websérie sobre gêneros textuais literários e a produção de livros na Bahia. Todas as atividades estão disponíveis no Canal do Coletivo OXE no YouTube (OXE: literatura baiana contemporânea).

Coletivo OXE. Foto: Divulgação


Serviço:

Projeto Percursos da leitura na Bahia – mapeamento de iniciativas de fomento à leitura em todo o Estado
Site | Instagram

Inscrições de iniciativas

scroll to top