A 4ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental vai fazer um passeio musical especial pelas belezas, histórias e patrimônios culturais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco. No próximo dia 1º de maio (domingo), o evento desembarca no Engenho Santa Fé, localizado na zona rural da cidade de Nazaré da Mata. Por lá, cerca de doze atrações da cidade e região, entre grupos, quartetos e filarmônicas, vão se revezar, das 9h às 19h, trazendo uma mistura de sons e ritmos, que vão do erudito ao popular.
A programação contará com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (libras). O evento, que busca proporcionar a contemplação musical do público com a natureza, de forma gratuita, conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura.
Nesta edição, a Mostra Canavial de Música Instrumental ficará concentrada apenas no Engenho Santa Fé, diferente de outros anos que dividiu a programação com outras cidades da região. Cerca de dois palcos serão montados para apresentações, sendo um deles às margens do açude, no Engenho Santa Fé, e outro em frente a casa grande.
A proposta é para que o público aproveite toda festa sem perder um instante sequer. Além das belezas naturais, o espaço do engenho será ornamentado promovendo ainda mais aconchego e ambiência ao evento. A ideia é que o público possa acampar no local, levando suas famílias, amigos e caravanas para prestigiarem a música instrumental.
Em 2022, a programação contará com várias atrações. São elas: Banda Capa Bode, Nazaré da Mata, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco; Trombonada ( Recife); a Orquestra de Frevo Zezé Corrêa (Aliança), que é Ponto de Cultura; Hugo Linns (Olinda). Também participam do evento, Banda 22 de Novembro (Paudalho); Paradise Instrumental (Itambé); Grupo Instrumental Brasil – GIB (Recife); DUO Eduardo Visconti e Wallace Seixas (Recife). A Mostra terá, ainda, convidados especiais vindos da cidade de João Pessoa, na Paraíba: Parayba Ska Jazz Foundation; Nectar do Groove; Free Tozz.