Segundo um bem sucedido empreendedor negro a “Síntese de um Empreendimento Afro-Brasileiro é: Auto-Estima, Conquista, Ética, Família e Sustentabilidade”. Acredito que alem desses elementos citados o negro empresário e a negra empresária tem sua vida pautada na Afro-humanitude. Vejamos 6 empreendimentos de sucesso com valores da Afro-humanitude:
Ebony English: inglês com cultura Negra
A única escola de inglês no Brasil que ministra suas aulas a partir de um conteúdo da cultura diaspórica africana. Administrado por empreendedores afrodescendentes o curso oferece um método inovador de ensino, calcado em ferramentas modernas de apoio pedagógico e que contempla aspectos relevantes da cultura negra universal como conteúdo da grade de ensino.
“Nossa escola tem o foco na cultura negra”, explica Rodrigo Faustino, diretor da Ebony English. Com foco no público das classes C e D, os cursos têm preços mais acessíveis que nas escolas tradicionais. Ebony English, foi fundado em agosto de 2008 por Durval Arantes, Rodrigo Faustino, Priscila Faustino, Elenice Carvalho e Camila Camargo. Site: www.ebonyenglish.com.br
Bitável Tecnologia: Modelo de Gerenciamento de Projetos da Mãe África
A Bitável Tecnologia é uma empresa de engenharia e desenvolvedora de softwares para Planejamento e Gerenciamento de Projetos, foi fundada porAna Paula Tongo e Flavio Tongo em Vitória-ES, Brasil, no ano de 1999. A empresa oferece Softwares, Treinamentos e Consultoria em Planejamento e Gerenciamento de Projetos, Obras e Empreendimentos que atendam às necessidades de seus clientes.
Os seus fundadores têm um toque muito especial para a Afro-humanitude, nesta perspectiva a Bitável Tecnologia firmou acordo histórico com a Prestígio – Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola, passou a disponibilizar oportunidades de estágio e treinamento na área de Planejamento e Gerenciamento de Projetos, para jovens universitários africanos, residentes no Espírito Santo e no Brasil, em especial os angolanos. Como promotora de inovações tecnológicas a Bitável Tecnologia busca inovar com técnicas gerenciais e de engenharia utilizadas durante a construção das pirâmides a mais de 4.500 anos no Egito para descobrir técnicas e ferramentas de gestão de projetos. Um Modelo de Gerenciamento de Projetos da Mãe África. Site: www.bitavel.com
Feira Preta: fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra
Quando, em 2001, Adriana Barbosa ao notar a ausência de negros nas feiras que participava, decidiu, ao lado de uma amiga, iniciar uma feira temática. Nascia ali, na Praça Benedito Calixto, zona oeste de São Paulo, a Feira Preta.
A Feira Preta é realizada anualmente, com o forte objetivo de difundir costumes e tradições da cultura negra e fomentar negócios de empreendedores da comunidade negra. A Feira Preta já reuniu 400 artistas, 500 expositores, mais de R$ 2 milhões de circulação monetária e 70 mil visitantes.
“É um segmento altamente promissor. Hoje, as pessoas se auto-declaram negras e, aí, há oportunidade empreendedora”, diz Adriana Barbosa. “O mercado precisa enxergar essa população. Existem poucas empresas com desenvolvimento de produtos específicos para os negros”, completa. Site: www.feirapreta.com.br
Cursinho 20 de Novembro: com elementos da cultura negra
Emerson Teodoro criou o Cursinho 20 de Novembro (nome que coincide com a data da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695), orgulha-se por ter o maior índice de aprovação entre os vestibulandos da Fatec.
Com mais da metade de alunos negros, o cursinho oferece bolsas de 30% a 80% para os estudantes. Teodoro diz que há elementos da cultura negra durante as aulas, mas não tanto quanto gostaria. “Nosso foco é fazer o aluno ser aprovado”, afirma. Site:www.vintedenovembro.com.br
HDA Models: fazendo modelos negros
No ano 2000, inicia-se essa trajetória de sucesso. Com a proposta de valorizar a BELEZA NEGRA, divulgar e propagar o talento indiscutível de seus modelos. Nasce a HDA Models, primeira agência brasileira especializada em modelos negros. Um espaço de formação e divulgação dos modelos afrodescendentes no universo da moda, beleza e publicidade.
A HDA virou uma empresa quando o seu criador, Helder Dias, percebeu que o mercado era exigente e que ele tinha que ter o melhor do seu produto para apresentar e concorrer de igual para igual com as outras agências. “Foi necessário que eu me qualificasse, me capacitasse mais para poder atender o tão exigente mercado de trabalho, voltado para moda, beleza e publicidade.”Diz Helder.
Pioneiro em propagar e inserir modelos negros no mercado de trabalho, Helder tem consciência que, passados mais de 10 anos, as coisas mudaram muito. “Outras agências perceberam esse filão. Cresceu a demanda pela busca de novos modelos e ninguém queria ficar de fora”, diz ele. O movimento gerou novas campanhas, novas oportunidades. A HDA Models continua sendo a agência com o maior número de modelos negros e negras, porque é especializada neste biotipo étnico. Site: www.hdamodels.com.br
Beleza Natural: cuidando dos cabelos crespos
A Beleza Natural tem forte apelo para mulheres negras, Heloísa Assis, mais conhecida como Zica, não define o seu público-alvo pela cor da pele, e sim pelo tipo de cabelo, destacando o grande número de pessoas com cabelos crespos no Brasil – sejam brancas ou negras. A maior parte de suas clientes são mulheres de entre 18 e 45 anos das classes B, C e D. O produto, enriquecido com nutrientes de alto poder umectante, como extrato de cacau e de açaí, foi patenteado.
As filias logo começaram a aparecer. De quatro funcionárias no início, a empresa conta hoje com 1.400. A empresa abriu um centro de treinamento no Rio e uma fábrica de onde saem 250 toneladas de produtos por mês.
Em 2012, a previsão da Beleza Natural é expandir os negócios em mais 25%, e no futuro a meta é chegar em outros países. “Tenho certeza que vamos chegar muito longe e conquistar o mundo lá fora. Tem muita gente com cabelos crespos esperando para ser tratado”, diz a empresária. Site: www.belezanatural.com.br
Do Afrokut