Home » Blog » 7 entre muitos heróis negros que você ainda vai conhecer

7 entre muitos heróis negros que você ainda vai conhecer

16/02/2018 | às 17h

O mundo fantástico dos quadrinhos não é capaz de escapar da realidade racista das sociedades,  e sempre representou os negros de forma estereotipada, em segundo plano e muitas vezes degradante. Porém escritores negros como Dwayne McDuffie conseguiram furar esse bloqueio e fazer história com personagens negros, neste contexto cujo a figura tradicional do super herói sempre foi o homem branco que salva o dia. Com a estreia do tão aguardado Panteras Negras, da Marvel, a equipe de super heroínas do CN preparou uma lista para você conhecer alguns super heróis negros dos HQS e se inspirar ainda mais:

1) Pantera Negra

Coincidentemente o primeiro super herói preto foi o Pantera Negra, soberano de um reino africano tecnologicamente desenvolvido, chamado Wakanda e também protagonista do filme “Panteras Negras” que estreou ontem (16) no Brasil. O herói estreou em 1963 como coadjuvante do Quarteto Fantástico. Recentemente o cantor Emicida fez uma música de mesmo nome, com uma super letra que cruza a história do rapper com a do soberano. Da-lhe representatividade!

Marvel Studios’ BLACK PANTHER..Black Panther/T’Challa (Chadwick Boseman)..Ph: Film Frame..©Marvel Studios 2018

2)  Lanterna Verde

Todos conhecemos e amamos o Lanterna Verde e seu anel do poder mas o que o mundo só descobriu em 2006 sobre sua criação, é que diferente da história conhecida, do acidente de trem que trouxe os poderes do personagem, um dos criadores revelou a origem da lanterna vinda de um velho índio. Apesar da primeira aparição ter sido em 1940, somente depois de modificações o herói verdinho se torna negro.

3) Super Choque

O famoso Super Choque foi uma das criações de Dwayne McDuffie e só ganhou repercussão mesmo quando virou série animada de TV. Virgil Hawkings foi  um personagem do selo Milestone Media, uma editora licenciada da DC Comics, onde todos os protagonistas e a maior parte do elenco é negro. O garoto elétrico e outros Milestone Comics atuaram na revista SuperBoy, entre 1995 e 1996, mas ele ganhou o público por todo contexto juvenil problemático e os coadjuvantes ricos e bem construídos, como sua irmã e seu melhor amigo branco.

4) Misty Knight

É uma personagem de resistência. Uma policial de Nova Iorque que durante um assalto perde o braço direito por conta de um bomba, o que faz ela ganhar um braço biônico, do seu amigo Tony Stark, trazendo super força para a gilr power. A grande amiga Colleen Wing foi essencial na sua recuperação e juntas criaram uma agência de investigação privada chamada Filhas do Dragão. Eram frequentes as colaborações entre elas e os Heróis de Aluguel de Luke Cage e Punho de Ferro.

5) Raio Negro

Esse foi o primeiro super-herói afro-americano a ter a sua própria HQ solo. Raio Negro tem o poder de criar e manipular campos eletromagnéticos e usar eletricidade de várias formas, além de outros super poderes relacionados com a eletricidade. Ele é da DC Comics e rejeitou fazer parte da Liga da Justiça de forma efetiva, pois decidiu cuidar dos crimes menores na sua cidade, como o tráfico de drogas. Jefferson Pierce é professor e um antigo atleta olímpico, que virou um super-herói quando um dos seus alunos foi assassinado por um grupo criminoso. Recentemente Raio Negro ganhou uma série na Netflix, com seu nome.

6) Tempestade

Tempestade foi o primeiro membro negro dos X-Men, e dona de uma história e personalidade poderosa. Por fazer parte de uma linhagem de sacerdotisas e pelo seu poder mutante de manipular o clima, Ororo foi venerada como deusa da chuva por algumas tribos africanas, mas esta abdicou a divindade para salvar o mundo junto aos X-Men. Entre as personagens negras mais famosas dos quadrinhos e uma das melhores líderes dos X-Men, Tempestade é muito poderosa, podendo fazer nevar, chover, trovejar, criar furacões, entre outros fenômenos meteorológicos.

7) Cyborg

Ciborg foi um dos fundadores da Liga da Justiça e um famoso membro dos Jovens Titãs. Victor Stone nunca sonhou ser um super-herói mas uma invasão alienígena o levou a esse caminho,apesar de tê-lo deixado entre a vida e a morte também. O acidente intergaláctico foi um raio energético que desfez seu corpo quase por completo, mas Victor foi salvo por seu pai que reconstruiu o filho, como um homem-maquina. Cyborg tem vários poderes, como transformar seu braço biônico em armas, se comunicar e manipular formas de tecnologia, e sua maior kriptonita é o medo de perder toda sua humanidade.

Museu dos Super-heróis Negros?

The Museum of Black Superheroes  é um museu online com diversos artigos, galerias de imagens e biografias de personagens pretos das histórias de quadrinhos, desenhos animados, videogames e seriados de TV. Tem mais de 20 anos e disponibiliza histórico dos primórdios do gênero às criações mais recentes.

Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.

Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo.

 

 

 

 

 

scroll to top