Redação Correio Nagô* – O cineasta americano Spike Lee já está em Salvador. Ele desembarcou na Bahia na quinta-feira(7) para conhecer a Escola Criativa do Olodum e assistir ao desfile da banda, além de captar cenas para o documentário Go Brazil Go, que pretende lançar até a Copa do Mundo de 2014.
Na foto, o presidente do bloco afro Olodum, João Jorge (esq) e o diretor Lee, conhecido por ter dirigido o lendário filme “Malcom X” (1992).
De acordo com informações da Época, ele está acompanhado pela Paranoid, empresa do cineasta Heitor Dhalia e Tatiana Quintella, escolhida para produzir seu novo documentário.
Além do Olodum, Lee tem encontro marcado com Ivete Sangalo, Antonio Carlos Magalhães Neto, Jacques Wagner, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Mãe Stella de Oxóssi.
No ano passado, Lee veio ao país e conversou com 30 personalidades brasileiras, como Gilberto Gil, Lázaro Ramos, a ex-ministra Benedita da Silva e a presidente Dilma Rousseff, Lula e deputados e ministros em Brasília, onde acompanhou o julgamento sobre as cotas raciais no Supremo Tribunal Federal.
O tema deve ter destaque em seu próximo filme. “Quero olhar o país a partir dessa questão racial, mas o filme não será sobre isso. Fiquei surpreso quando vim ao Brasil pela primeira vez e soube que metade da população era negra e que essa metade era também a mais pobre. Ligava a TV e não via nenhum negro”, disse à Época.
O cineasta já conhece o Olodum. Foi dele a ideia de na década de 90 unir o grupo ao cantor Michael Jackson no clipe They Don’t Care About Us, gravado no Pelourinho, em Salvador, e na Favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.
O desfile do Afródromo, no domingo de carnaval, no Campo Grande, será captado pelas lentes do norte-americano Spike Lee. O diretor, que já foi indicado ao Oscar duas vezes, filmará os blocos afro, liderados por Carlinhos Brown, para o documentário, segundo informações de reportagem publicada no A Tarde.
O vereador soteropolitano Sílvio Humberto também vai conceder entrevista a Spike Lee, nesta sexta-feira (8), no Hotel Pestana Convento do Carmo.
Às 15h, ainda nesta sexta-feira, o prefeito ACM Neto receberá o diretor no Palácio Thomé de Souza, na Praça Municipal. Lee estará na cidade até a próxima quarta-feira (12) para produção das imagens do documentário. A equipe de filmagem, composta por 25 pessoas, entre norte-americanos e brasileiros, vai percorrer locais como os bairros do Rio Vermelho, Itapuã, Pelourinho e Liberdade.
O documentário consiste em um retrato do Brasil feito por seus próprios artistas, líderes políticos, atletas e atores sociais, aproveitando o momento de transformação do país, como a realização da Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, além da eleição da primeira mulher à Presidência – Dilma Roussef.
As filmagens tiveram início em abril do ano passado e já percorreram também as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Spike Lee também vai filmar o Carnaval de Salvador. Nesta quinta-feira(7), a equipe do cineasta documentou o início oficial da folia momesca.
Perfil – Spike Lee iniciou sua carreira na década de 70. Desde então, foi indicado duas vezes ao Oscar, pelo filme Faça a Coisa Certa (1989) e pelo documentário Quatro Meninas – Uma História Real (1997). O currículo reúne também mais de 35 projetos, incluindo Malcom X (2012) e o clipe They Don’t Care About Us (1996) – gravado no Rio de Janeiro e em Salvador.
Recentemente, ele anunciou que está com um novo projeto baseado em um mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, Oldboy, que já virou uma produção japonesa em 2003. O filme trata de um remake que será distribuido pela Paris Filmes, aqui no Brasil.
*Com informações da Época e do jornal A Tarde