Por Juliana Gonçalves, do Portal Ceert.
Desde 2005, o Bloco Ilú Obá De Min sai às ruas de São Paulo celebrando a cultura afro-brasileira e destacando a participação das mulheres no mundo. Rainha Nzinga, Leci Brandão (a madrinha do bloco) e Raquel Trindade foram algumas das homenageadas nos anos anteriores. No Carnaval de 2013, o bloco enfeita as ruas da capital paulista com o enredo “As Yabás – as Deusas do Axé”.
O Ilú é um bloco composto exclusivamente por mulheres. E, neste ano, celebra o poder feminino ao apresentar uma passagem da mitologia Yorubana que conta como os Orixás masculinos (Aborós) reconheceram que sem as mulheres não há vida na terra.
Esse “reconhecimento”, obviamente, não foi espontâneo. Segundo o mito, Oxum, que possui o domínio sobre a fertilidade humana, deixou todas as mulheres estéreis em represália aos homens, que não as deixavam participar da construção do mundo. Logo, os homens são obrigados a reconhecer que sem as mulheres não há prosperidade. Assim as Yabás (Orixás femininos) conquistam o direito de participação nas decisões como um todo em sua sociedade.
“Na Festa das Yabás, comandada por Oxum – deusa da fecundidade, da riqueza e da beleza – estão presentes Yemonjá, mãe de todas as águas e de todos os orixás; Oyá, dona dos ventos e do fogo e companheira de Xangô (o Patrono Ilú Obá De Min); Nanã, a anciã que propicia a matéria da criação primordial e também sua transformação; Obá, a guardiã de todas as mulheres e guerreira invencível; Ewá, a caçadora misteriosa, senhora das possibilidades. Como comunicador entre as esferas feminina e masculina, está o orixá de aspecto duplo Logun-Edé, filho de Oxum e do caçador Oxóssi”, explica Beth Beli, diretora do Ilú Obá de Min.
Neste ano, a bateria representa em seu figurino dourado os encantos de Oxum, e além das Yabás, os Aborós também estão representados no Corpo de Dança e na trupe de Pernaltas (pessoas que desfilam com pernas de pau), nas figuras de Exu, Ogum, Oxossi, Xangô e Oxalá.
Inspirados nas máscaras do Festival Gèlèdés (considerado Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade) estarão