Com apresentações gratuitas dos espetáculos A Mulher Ambulante e Circuluz Brincante , o projeto “Ser Tão Palhaças” – contemplado com o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro –, leva a arte circense ao sertão nordestino, entre os dias 22 de março e 5 de maio. No roteiro estão três municípios do Maranhão, um do Piauí, um do Rio Grande do Norte, um da Paraíba e um de Pernambuco.
Os espetáculos solo são protagonizados por palhaças: A Mulher Ambulante é encenado pela atriz Sandra Cordeiro, a palhaça Fulustreca; e Circuluz Brincante , pela atriz Raquel Franco, palhaça Keke Kerubina. Os dois trabalhos trazem para a cena uma diversidade de abordagens no âmbito do universo da mulher, do corpo brincante feminino e do meio ambiente. E criam vida através de atrizes palhaças, mudança recente no cenário brasileiro, onde a arte circense de rua ainda é um território marcadamente masculino.
Além dos espetáculos, durante a passagem da trupe por cada uma das cidades, será realizada uma vivência artística, que terá como público-alvo mulheres trabalhadoras rurais. Através de jogos, brincadeiras populares, danças e cantigas, serão criados espaços de intercâmbio tanto de nossas práticas culturais quanto dos saberes das mulheres dessas regiões. O projeto Ser Tão Palhaças é uma iniciativa das companhias teatrais maranhenses Pés de Fulô e Trupe Circuluz.
Ser Tão Palhaças
Contemplado com o Prêmio ProCultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro
De 22 de março a 5 de maio de 2013
Paço do Lumiar (MA) – 22 a 24/03
Buriti Bravo (MA) – 29 a 31/03
Loreto (MA) – 5 a 7/04
Castelo do Piauí (PI) – 12 a 14/04
Caraúbas (RN) – 19 a 21/04
Coremas (PB) – 26 a 28/04
Triunfo (PE) – 3 a 5/05
FICHA TÉCNICA
Sandra Cordeiro – palhaça Fulustreca – solo A Mulher Ambulante
Raquel Franco – palhaça Keke Kerubina – solo Circuluz Brincante
Sonoplastia: Iure Lira e João Sousa
Produção geral: Sandra Cordeiro e Raquel Franco
Realização : Pés de Fulô- Núcleo de Teatro e Bonecos
Correalização: Trupe Circuluz Cia de Artes
Contatos:
kekearte@yahoo.com.br