Home » Revista » Oficina de fotografia gratuita no Rio de Janeiro | Funarte

Oficina de fotografia gratuita no Rio de Janeiro | Funarte

De 15 a 20 de abril, o projeto Fotografia Experimental e Fotoclubismo: Hiatos, Fricções e Encontros com a Arte Contemporânea , um dos contemplados no Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 9ª Edição, realiza uma série de atividades no Rio de Janeiro (RJ). A programação, que conta com participantes do Acre, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, inclui curso de capacitação, oficina gratuita e palestra no Peixada Arte Contemporânea (PAC), espaço/ateliê do coletivo Filé de Peixe, no Catumbi, Centro do Rio. Nos dias 15, 16 e 17 de abril, será realizado curso de capacitação sobre métodos fotográficos alternativos, com o Grupo Espírito dos Sais, do Rio Grande do Sul. Dias 18 e 19, ocorre a 1ª Oficina de Introdução à Goma Bicromatada e Papel Salgado, ministrada pelo Lab Clube Filé de Peixe para a comunidade local.

No dia 20 de abril,  haverá a palestra Experimentações e Permeabilidades entre Processos Fotográficos Alternativos . Participam desta iniciativa representantes do Lab Clube Filé de Peixe (RJ), do PIUM Fotoclube (AC) e do Grupo Espírito dos Sais (RS), além do convidado especial Fábio Giorgi. Carioca radicado em Porto Alegre, Fabio relatará as experiências com o site mantido por ele,  www.alternativafotografica.wordpress.com , voltado para difusão na internet de práticas de processos fotográficos históricos e articulado como uma ferramenta de visibilidade para cursos, exposições e mostras acerca dos métodos fotoquímicos.

O projeto  Fotografia Experimental e Fotoclubismo: Hiatos, Fricções e Encontros com a Arte Contemporânea tem como objetivo triangular pesquisas e práticas em torno da fotografia experimental e do fotoclubismo, a partir de iniciativas realizadas pelo PIUM Fotoclube, no Acre, pelo Lab Clube Filé de Peixe – núcleo de fotografia experimental no Rio de Janeiro, e pelo Grupo Espírito dos Sais, do Rio Grande do Sul. Serão realizados cursos de capacitação entre os grupos, oficinas gratuitas para as comunidades locais de cada região, palestras e debates com pesquisadores e críticos, além de uma residência imersiva para criação compartilhada entre as três iniciativas. Como resultado final, será lançado simultaneamente nas três capitais um catálogo com DVD, contendo mostra audiovisual,

scroll to top