O Ballet de Londrina em comemoração a duas décadas de trabalho contínuo, inicia a circulação nacional do Programa Stravinsky, que inclui os espetáculos Petrouchka e A Sagração da Primavera . A turnê da companhia paranaense foi contemplada com o Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna / 2012. Ela começa pelo Nordeste. Passa pelo Rio Grande do Norte – no dia 6 de abril em Mossoró e em Natal, nos dias 8 e 9; depois, segue para Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Camaçari e Salvador (BA). O espetáculo já passou por Fortaleza (CE), nos dias 3 e 4.
O programa de apresentações contém releituras do diretor e coreógrafo Leonardo Ramos para obras do compositor russo Igor Stravinsky. Além de encenar as duas montagens, o diretor ministra uma oficina de dança contemporânea, nos locais da turnê. Até o final deste ano, as peças também poderão ser vistas em cidades do Sul e Sudeste.
Os espetáculos serão apresentados no mesmo programa, com intervalo de 15 minutos. Petrouchka , montagem lúdica e colorida, traz as peripécias de três bonecos: a bailarina, o mouro e o palhaço Petrouchka. Os dois resolvem disputar a paixão da jovem, durante uma apresentação mambembe, na praça de uma cidade, cujos habitantes são igualmente vítimas das armadilhas amorosas. O programa continua com a consagrada versão do diretor para A Sagração da Primavera , composição de Stravinsky que completa cem anos em 2013. Repleta de cenas comoventes, a obra descreve o percurso de uma virgem, eleita dentre as mulheres para ser sacrificada em honra ao florescimento da terra, num ritual pagão.
Desde as estreias de Petrouchka e A Sagração da Primavera , ocorridas respectivamente em 2012 e 2011, as montagens sofreram pequenas adaptações. “Elas amadureceram, e serão apresentadas ao público completamente afinadas – fruto do entrosamento entre bailarinos veteranos e novos talentos que a companhia agrega”, diz Leonardo Ramos. Para grupo do Ballet de Londrina, as duas peças consolidam a linguagem da companhia, reconhecida pela criatividade e por explorar de forma audaciosa movimentos horizontais, com a busca de eixos de equilíbrio incomuns.