Home » Revista » Setembro é o mês do Yorùbá

Setembro é o mês do Yorùbá

Setembro é o mês do YorùbáCom intuito de complementar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, na divulgação da cultura e história africana, a Casa de Cultura Tainã Campinas confirmou a presença do Prof. Gideon, da Nigéria, para socializar, na região, o seu trabalho.

 

Em visita ao interior do Estado de São Paulo Prof. Gideon B. Idòwú realizará, de 13 a 19 de setembro, palestras sobre a língua, cultura e filosofia do povo nagô, na Nigéria, na Cepir de Campinas,  no Ponto de Cultura Casa Tainã e em Piracicaba.  

 

No sábado, dia 15 de setembro, pela manhã, o Prof. Gideon visitará o projeto pioneiro de Campinas que ensina idiomas para jovens da periferia Ong Casa da Dinda ( www.ibp-casadadinda.org.br/Ong/Home.html ), passará pelo projeto Maloca Livre (editora montado por jovens da região da Vila União), conhecerá também o ponto de cultura Fazenda Roseira, Urucungos e Casa Cultura Tainã. Nesse intercambio a cidade entrará na história pela diáspora construída com os países africanos através de seus afrodescendentes. Já com a visita do Ministro do Senegal em 2011 o movimento negro local entrou para o mapa dos países africanos. Nossa comunicação direta com entidades e governo tem ampliado as possiblidades de um “leão escrever sua história”.

 

Na segunda será recebido pela comunidade negra de Piracicaba. Ministrará uma palestra sobre o povo nagô na Biblioteca Pública Municipal como parte das atividades educativas do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra e projeto Difusão Cultural Afro. Evento este que na primeira semana de divulgação teve seu limite de público completado.

 

Mais informações podem ser obtidas nos telefones:

(19) 324521102 ou (19) 91732822

 

Gideon Babalolá Idòwú nasceu em Lagos, Nigéria.

 

Em 1981 trabalhou no Ministry of Works, Survey Divison” em Lagos.

È diplomado em música pela  The Associated board of the Royal Schools of Music” de Londres.

Sua vivencia e paixão pelo Brasil se dá devido ao Curso de Português que realizou em 1981 na USP. Realizou sua graduação em Tradução na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1987 realizou um projeto, juntamente com o compositor Antônio Carlos Cunha, sobre canções nigerianas que foram

scroll to top