O grafite tem ocupado gradativamente seu espaço visual pelas ruas da capital teresinense. Basta passar por algumas ruas do centro pra logo se deparar com algumas obras primas grafitadas por ali. Mas em alguns bairros periféricos, ou seja, mais distantes do centro, essa arte já tem lugar certo. É o caso, por exemplo, dos bairros Dirceu e Anita Ferraz, zonas sudeste e norte, respectivamente.
Para dar continuidade a esse movimento artístico, colorindo muros e paredes a fim de despertar mentes, o Lado Negro, como carinhosamente se intitulam os integrantes do Grupo Raciocínio, promovem a 5ª edição do ‘ Encontro Hip Hop Na Anita’, neste 16 de setembro, a partir das 16 horas, na praça da parada final de ônibus do Parque Anita Ferraz. O nome do Grupo Raciocínio foi inspirado no grupo paulista de rap Racionais e também faz referência a dar sentido e ideia às coisas, ao pensar. Para eles, o rap é a melhor forma de ‘vomitar’ seu descontentamento com a lógica capitalista que impera no Brasil e que pode mudar se de fato usarmos nosssas mentes para melhorar nossa situação, ou seja, através do raciocínio.
Grafite nas ruas do centro teresinense. Foto 01: Jorge Alberto, Fotos 02 e 03: Washington Gabriel
Grafite no bairro Dirceu, Teresina, Piauí. Foto: Hip Hop na Quebrada
A maior área de atuação do Lado Negro é justamente o bairro Anita Ferraz , e segundo André Santos, integrante do grupo Raciocínio, a intenção do encontro é apresentar a cena do hip hop para a comunidade do Parque Anita Ferraz e com isso fortalecer o movimento. E finaliza: ‘’ Também é uma forma de agradecimento do Grupo Raciocínio pelo apoio e confiança que o bairro nos deposita .
Dhieck BTC
Um dos grupos que estará grafitando neste dia é o BTC, que significa Bombardeio Terrorista Crew, além de grupo de amigos que grafitam isoladamente. O membro do grupo Raciocínio, L.$inza, também estará grafitando camisetas nesta atividade.
O grafiteiro, Dhieck BTC, como é conhecido, diz que o fato de pintar nas periferias é a alma do grafite : ‘’