Salvador – Na manhã desta segunda-feira(17), o secretário da Reparação, Ailton Ferreira, o subsecretário Edmilson Sales, servidores e lideranças reuniram-se com o Chefe da Casa Civil, Geraldo Abbehussen, para formalizar a entrega da minuta do Plano da Igualdade Racial de Salvador.
Na ocasião o chefe da Casa Civil se comprometeu, em nome do prefeito João Henrique, a trabalhar na concretização do Plano e buscar o comprometimento de todos os gestores do Município para que Salvador tenha o seu Plano da Igualdade Racial que norteará as ações da Prefeitura, independente do gestor que assuma a cidade. Durante a solenidade o secretário Ailton Ferreira anunciou que o Estatuto Municipal da Igualdade Racial já está sendo concluído para apresentação em breve.
Plano -. A Semur que é membro do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial(Fipir) e do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial, coordenados pela Seppir (governo federal) e Sepromi (governo estadual), respectivamente, acolheu a experiência desses dois núcleos e mais as deliberações da II Conferência Municipal da Igualdade Racial para a construção do Plano da Igualdade Racial.
Para a realização do Plano foi criado um Grupo de Trabalho(GT), coordenado pelo subsecretário Edmilson Sales, com a participação das coordenações técnicas, servidores e representantes de órgãos municipais, através da Portaria 028/2011, publicada no Diário Oficial do Município em 22 de Dezembro de 2012.
O GT discutiu as propostas por oito meses, formando o Plano em forma ainda de minuta, que foi entregue a todos os gestores municipais e ao Conselho Municipal da Comunidade Negra(CMCN) para apreciações e contribuições. A partir daí, foi estabelecido um prazo de dez dias para a consilidação e a apresentação do documento final.
Larissa Lôbo
Larissa Lôbo Ferreira