O evento, que desde 2010 vem unindo o rap, o reggae e poesia, acontece neste domingo (23), às 15h, na Quadra de esportes, com entrada gratuita
Neste domingo (23), a partir das 15h, o bairro de São Caetano será palco da sexta edição do projeto São Caetano Resistência, que reúne, desde 2010, música e poesia na Quadra de esportes, espaço de grande efervescência cultural do bairro. Nesta edição, o streetball, ou basquete de rua, fará parte da programação, e promete animar ainda mais o público, amante da cultura hip hop.
Na programação musical, o projeto traz o reggae da banda Nômades Raíz , o grupo de rap Saca Só e os rappers The Lex , Dj Peu , Bruno Suspeito , Baga mc , Gringo mc e G.AL.F . Já a poesia ficará por conta dos poetas Fabrício Britto , Giovane Sobrevivente , Taíssa Cazumbá , Larissa Andrade e Luz Marques .
Como tudo começou
De acordo com os idealizadores, o projeto foi batizado de São Caetano Resistência por representar a continuidade do que vinha sendo feito desde 1999, quando o rap começou a se fortalecer no bairro, a partir de eventos realizados na Quadra, por nomes de referência do ritmo em Salvador, os rappers Praga, Aladim, Spock, Boy, entre outros. A fidelidade aos fundamentos do hip hop também justifica a palavra “resistência”, tomando pra si uma missão política e social.
A primeira edição já mostrou o grande sucesso que o projeto viria a ter adiante, entre os moradores do bairro e ativistas do movimento hip hop e da cultura de rua. Diferente de outros eventos de hip hop, o São Caetano Resistência introduz a poesia e o reggae na sua programação, abrindo as portas para outras linguagens artísticas. “A coisa deu tão certo que produtores de festas de outros bairros e artistas quiseram conhecer nosso trabalho e entender como funciona essa mistura, para poder fazer igual em outros lugares da cidade”, conta Baga.
A vontade de mudar o quadro de descaso do poder público com a periferia através da música é o que une Bruno, Gringo e Baga, e o