O bloco afro Olodum receberá em seu desfile de Carnaval de 2015 a embaixadora da Etiópia, a Sra. Sinknesh Ejigu. A autoridade do país africano estará na capital baiana entre os dias 11 e 18 de fevereiro, no ano em que o grupo apresenta o tema “Etiópia, A cruz de Lalibela, O Pagador de Promessas”.
O tema é uma referência à diversidade religiosa do país milenar que abriga uma das mais antigas civilizações do mundo. A embaixadora tem em sua agenda encontro com o prefeito de Salvador, ACM Neto, o vice-governador da Bahia, João Leão, além da encontro com políticos, empresários e grupos sociais. A embaixadora, que foi a primeira mulher a ser ministra de Minas da Etiópia, vem pela primeira vez à capital baiana.
O grupo Olodum esteve no país em julho do ano passado para realizar uma pesquisa sobre o país quando visitou lugares sagrados como Lalibela (a segunda cidade mais importante para o cristianismo, depois de Jerusalém), teve encontro com o ministérios das relações exteriores, da cultura e se reuniu com o presidente do senado do país.
Já em setembro, realizou uma atividade com o diplomata Siraj Abdalla, por conta das comemorações do ano novo etíope (11 de sembro) e se reuniu com instituições baianas.
A ideia da embaixada no país é criar vínculos com a capital baiana que é conhecida pela sua extensa população negra. Do lado do país africano, conta a favor o fato do país ter investido bastante em turismo nos últimos anos e ter um crescimento econômico de dois digítos durante mais de uma década. Recentemente a capital, Addis Abeba, inaugurou uma linha de metrô com 28km de extensão (mais quatro vezes maior do que a versão soteropolitana), o que demonstra o potencial econômico do país.
O bloco Olodum desfila na sexta-feira, 13, no Pelourinho e Campo Grande (Circuito Batatinha e Osmar), no domingo, 15, na Barra-Ondina (Circuito Dodô), e na terça-feira, 17, no Campo Grande (Circuito Osmar).