Home » Blog » #DemoCom Instituto Mídia Étnica realiza ações na Semana de Democratização da Comunicação

#DemoCom Instituto Mídia Étnica realiza ações na Semana de Democratização da Comunicação

smd

De 19 a 22 de outubro, oficinas e mesas de diálogos marcam os 11 anos da organização premiada pelo edital Mídia Livre 2015, do MInC

 

Em 2015, o Instituto Mídia Étnica completou 10 anos de projetos e ações para promover o direito humano à comunicação, em especial à população negra, historicamente violada em seus direitos. No mesmo ano, o Correio Nagô, portal de notícias do Instituto, foi contemplado com o Prêmio Nacional de Mídia Livre, entre outras nove iniciativas selecionadas pela Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.

Fruto dessa premiação, o Instituto Mídia Étnica e o Correio Nagô realizam uma extensa programação na Semana Nacional de Democratização da Comunicação 2016, entre 19 e 22 de outubro, com rodas de diálogo sobre as Políticas de Comunicação, o Marco Civil da Internet e a inclusão da temática étnico-racial e dos direitos humanos na formação do comunicador, além de oficinas sobre Fotoetnografia, Vídeo Reportagem, Educomunicação, entre outros temas. A programação, gratuita e aberta aos estudantes de comunicação e demais interessados, acontece na sede da entidade no bairro do Dois de Julho, Centro de Salvador, e pode ser acessada neste link: PROGRAMAÇÃO

A abertura será no dia 19 de outubro, às 19h, com a Roda de Diálogos “Comunicação e Educação: racismo e direitos humanos na formação do comunicador”, com a jornalista e professora mestre Ceres Santos (Uneb) e a também jornalista, fotógrafa e professora doutora Márcia Guena, diretora do Departamento de Ciências Humanas da Uneb, Campus Juazeiro. As duas docentes são reconhecidas pelos estudos e militância na área da comunicação com enfoque étnico-racial e abordarão as possibilidades de incluir essas temáticas no conteúdo programático dos cursos superiores em Comunicação. Além da roda de diálogos, ambas também ministrarão oficinas: Márcia Guena de Fotoetnografia e Ceres Santos de Educomunicação (confira datas e horários abaixo).

No dia 20 de outubro, também às 19h, uma mesa reunirá jornalistas negras que tiveram a experiência de conhecer veículos negros nos Estados Unidos, por meio de intercâmbios. Estará presente Camilla de Moraes, da Revista Acho Digno, que recentemente esteve em Nova Iorque, graças ao projeto Identidades Transatlânticas. Já Alane Reis, da Revista Afirmativa, e Cristiana Fernandes, da TV Pelourinho, foram contempladas no Intercâmbio promovido pelo Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Instituto Mídia Étnica, que proporcionou uma viagem a Atlanta, em 2015, com o mesmo intuito: conhecer experiências de mídia com a temática étnica. Na mesa de diálogos, as três dividiram suas impressões de viagem com o público.

Veículos Negros da Bahia_ Já no dia 21 de outubro, que marca o aniversário de 11 anos de fundação do Instituto Mídia Étnica, a temática central serão as Políticas de Comunicação, as mobilizações pela Democratização da Mídia e as experiências de veículos negros em Salvador. Pela tarde, das 14h às 18h, o jornalista e doutorando da Universidade de Brasília Pedro Caribé ministrará uma oficina sobre o Marco Civil da Internet. Ele é um dos criadores do Coletivo de Mídia Livre Bahia 1798, que realizou um mapeamento de experiências de midialivrismo na Bahia. No mesmo dia, a partir das 19h, Pedro participará da mesa de diálogos sobre resistência e sustentabilidade de veículos negros com representantes de três linguagens da Comunicação: Dj Branco do programa de rádio Evolução Hip Hop (Educadora FM); Ivana Sena da revista impressa Quilombo; Jamile Menezes do site de notícias SoteroPreta, exclusivo sobre cultura negra de Salvador; e Heraldo de Deus Borges do canal de youtube Ouriçados, que também integra o NegrXs Digitais, grupo que tem discutido a produção de conteúdo para web por realizadores negros e negras.

Para inscrição gratuita nas oficinas, basta enviar um email para redecorreionago@gmail.com, informando nome completo e qual a atividade interessada em participar. Para as Rodas de Diálogo não é preciso inscrição prévia.

Imprensa negra na diáspora _ Encerrando a Semana de Democratização da Comunicação do Mídia Étnica, acontece no sábado, 22 de outubro, das 9h às 12h, a última aula da Formação em Mídia Étnica, curso de Jornalismo e Relações Raciais. O tema será “Imprensa Negra no Brasil e na Diáspora” e contará com um hangout reunindo a professora doutora Ana Flávia Magalhães, pesquisadora sobre a história da imprensa negra brasileira; Fabien Anthony, do portal AfroEstilo da Colômbia, e David Wilson, do The Grio, dos Estados Unidos.

Iniciada em setembro, a Formação em Mídia Étnica reuniu cerca de 30 jovens, com encontros semanais e aulas de profissionais e militantes como a socióloga Vilma Reis, ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, as jornalistas Maíra Azevedo e Cleidiana Ramos, os fotógrafos Fafá Araújo e André Frutuoso, que também é jornalista, o publicitário Paulo Rogério Nunes, o realizador audiovisual Rosalvo Neto e a influenciadora digital Monique Evelle, do Desabafo Social.


 programacao-folder

 

SEMANA NACIONAL DE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO do Instituto Mídia Étnica

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Rodas de Diálogos (aberta ao público)

19/10, 19h às 21h – Educação e Comunicação: Racismo e Direitos Humanos na Formação do Comunicador, com as jornalistas e professoras Márcia Guena e Ceres Santos (UNEB)

20/10, 19h às 21h – Mídia Étnica nos Estados Unidos: relatos de intercâmbio, com as jornalistas Camila de Moraes, Alane Reis e Cristiana Fernandes

21/10, 19h às 21h, Veículos Negros de Salvador: resistência e sustentabilidade, com Pedro Caribé (Bahia 1798), Dj Branco (Evolução Hip Hop), Ivana Sena (Revista Quilombo) e Heraldo de Deus Borges (Canal Ouriçados e NegrXs Digitais)

Oficinas (vagas limitadas)

Dia 19/10, quarta-feira, das 14h às 18h

Oficina de Fotoetnografia (registro do patrimônio cultural afrobrasileiro)

Com a jornalista, fotógrafa e Profa. Dra. Márcia Guena (UNEB)

Dia 20/10, quinta-feira, das 14 às 18h

Oficina de Vídeo Reportagem

Videomaker, bacharel em Humanidades e graduanda em Jornalismo (Ufba) Cristiana Fernandes, da equipe da TV Pelourinho e do Correio*

Dia 20/10, quinta-feira, das 17h às 19h

Oficina de Educomunicação e a Tecnologia Vojo

Jornalista e Professora Mestre (UNEB), Ceres Santos

Dia 21/10, sexta-feira, das 14h às 18h

Mobilização por Políticas de Comunicação e o Marco Civil da internet

Jornalista Pedro Caribé, doutorando UNB e criador do coletivo de Mídia Livre Bahia 1798.

Inscrição gratuita nas oficinas pelo email: redecorreionago@gmail.com
Encerramento das aulas da Formação em Mídia Étnica

Dia 22/10, sábado, das 9 às 12h

Imprensa Negra no Brasil e na Diáspora (via hangout)

  • 9h às 9h40 – Imprensa Negra no Brasil, com a Profa. Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto
  • 10h às 10h40 – Imprensa Negra na Colômbia, com os criadores do portal Afro Estilo
  • 11h às 11h40 – Imprensa Negra nos Estados Unidos com David Wilson, The Grio
scroll to top