Nesta sexta-feira (09) ocorrerá o 1º Encontro Redução de Danos com Foco na Atenção à Populações Vulneráveis. Realizado no auditório da Faculdade de Economia, na Praça da Piedade, das 8h30 às 12h, em Salvador, o evento inclui a palestra ‘Sujeitos, Territórios e Vulnerabilidades’, ministrada por Lumena Furtado, psicóloga, mestre em Saúde Pública, doutora em Ciências e ex-assessora do Programa de Braços Abertos, que atuava com práticas de redução de danos no território da Luz, em São Paulo, mais conhecido como ‘Cracolândia’.
O Encontro é uma realização do Programa Corra pro Abraço, iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
“É muito triste e preocupante o que tem acontecido neste espaço ocupado por pessoas em situação de rua e também usuários e usuárias de crack. Não acreditamos no modelo de cuidado atualmente proposto em São Paulo, norteado pela violação de direitos e pela exclusão do sujeito do seu território”, destaca Denise Tourinho, responsável pela iniciativa baiana, por meio da Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (SUPRAD/SJDHDS).
O Corra pro Abraço compreende que a inexistência de ações como o De Braços Abertos são prejudiciais também por que não respeitam o processo de autonomia das pessoas que fazem o uso abusivo de drogas e estão em situação de rua como sujeitos de direitos. “Entendemos que é preciso manter, fortalecer e ampliar os trabalhos com redução de danos em todos os serviços que garantam os direitos das pessoas que fazem uso de drogas. Como, por exemplo, o Ponto de Cidadania e o Consultório na Rua, serviços importantes em Salvador para toda a rede de atenção e cuidado”, ressalta a coordenadora do Corra pro Abraço, Jamile Carvalho.
Para o coordenador da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti (ARD-FC), Leandro Dominguez, o encontro é uma boa oportunidade de ampliação das ações realizadas pelo programa de extensão, que é desenvolvido há mais de 10 anos pela Faculdade de Medicina da Ufba.
“Quando essa demanda chegou à nós, compreendemos que essa parceria seria oportuna para o fortalecimento da rede, mas também para ampliar as nossas ações de prevenção, promoção e assistência às pessoas que tem problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas”, comenta Leandro. A ARD também atua com a temática da prevenção e promoção à saúde em ambientes escolares.
Da Redação do Portal Correio Nagô.