26/01/2018 | às 16h40
Ele é de Campo Grande (MS), graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e fez pós-graduação em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário. Trabalhou em jornais como O Estado de Mato Grosso do Sul, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico e é editor e fundador da revista digital Calle 2.
Entre as andanças pelo jornalismo e as inquietações como jornalista, Guilherme Soares Dias transitou pelo mundo. Percorreu 23 países nos cinco continentes, tentou fugir da escrita, foi provocado por ela e o apanhado disso tudo está reunido livro “Dias pela Estrada” que será lançado na capital baiana.
A obra será lançada em Salvador em 30 de janeiro, das 18h30 às 21h30 na Katuka Africanidades, Praça da Sé, 1, Pelourinho. Ao todo, são 42 textos de um livro que não foi projetado. Na obra, o autor troca os leads informativos da sua profissão por narrativas autorais. Retrata cenas e sentimentos de um mundo em volta. A ruptura do não escrever provoca a liberdade de falar de si e de tudo. Há sensibilidade, beleza. Há humor.
RACISMO PELO MUNDO
Negro, durante a viagem que durou nove meses, Guilherme foi abordado por policiais nas ruas de Veneza e Jerusalém. Ele foi também revistado e bastante questionado em várias fronteiras por onde passou. Na Austrália, foi escolhido “aleatoriamente” para um teste anti-bomba. “Foi muito marcante isso na viagem. Encontrava poucos negros viajando e percebia o quanto minha presença era ‘diferente’ em alguns lugares. O livro é mais poético e não consegui digerir isso a ponto de escrever sobre o tema. No conto sobre Veneza, porém, cito um policial que volta para casa com seus preconceitos”, relata.
Os relatos farão parte do bate-papo “um corpo negro pelo mundo” que o autor vai realizar no dia do lançamento, questionando porque os negros viajam menos e listando lugares de cultura negra pelo mundo. A conversa será conduzida pelo criador da aceleradora Vale do Dendé, Paulo Rogério Nunes.
“Dias pela Estrada” é publicado pela editora Multifoco e foi lançado no Rio, São Paulo, Campo Grande e San Pedro de Atacama, no Chile, onde o escritor viveu. Apaixonado por Salvador, Guilherme passa uma temporada na cidade para vivenciar a cultura e efervescência da capital baiana. O livro é vendido por R$ 35 e pode ser adquirido também pelo site: http://editoramultifoco.com.br/loja/product/dias-pela-estrada/
Da redação do Portal Correio Nagô.