02/02/2018 | às 17h17
O final da maior competição de capoeira do mundo será neste sábado (03), em Salvador, no Farol da Barra. O Red Bull Paranauê, na sua segunda edição, busca os capoeiristas mais completos nos segmentos: Regional, Angola e Contemporânea, na categoria masculina e feminina.
O título de capoeirista mais completo do mundo será entregue para os candidatos que forem melhores avaliados quanto a performance, conhecimento e habilidades técnicas em cada jogo. A Red Bull disponibilizou 100 vagas para cada categoria e a partir de quatro seletivas, escolheu os 16 finalistas.
Os mestres Neneu, Jogo de Dentro e Suassuna, representando respectivamente as capoeiras Regional, Angola e Contemporânea, serão jurados juntamente com o Mestre Sabiá, um dos idealizadores do evento que tem mais de 40 anos de experiência na arte da capoeiragem.
A premiação para os dois vencedores será a oportunidade conhecer e treinar por 3 dias na academia do Mestre João Grande em Nova Iorque – EUA, com tudo custeado pela Red Bull. O segundo lugar ganha uma vaga para a próxima edição do evento, sem precisar passar pela seletiva.
Sobre a primeira edição
No ano passado, primeira edição do evento, apenas uma mulher foi finalista da competição. A baiana Débora Pérola, foi a única entre 15 homens, fazendo com que na edição 2018 a Red Bull acrescentasse a categoria feminina.
O vencedor de 2017 foi Lucas Ferreira, conhecido na capoeira como Ratto, por sua fome de roda. O atleta foi contemplado com 3 dias de treino na academia do Mestre João Grande, lenda da capoeira mundial, que também entregou o troféu a Ratto.
Toques da capoeira
O ritmo que rege o jogo de capoeira é guiado pelo berimbau, instrumento de corda única, mas que tem infinitas possibilidades de musicalidade. Cada toque que o berimbau canta tem uma história e regras que o acompanham, no exemplo do toque de Banguela, um dos 7 que a Regional possui, que é usado para acalmar os ânimos da roda quando o jogo aperta muito.
Os competidores vão jogar e se movimentar em três toques, Banguela (Regional), Jogo de Dentro (Angola) e São Bento Grande Regional. Eles precisaram de treinamento e conhecimento prévio para gingar dentro daquilo que os toques exigem.
Música “Sou Capoeira”, na voz do Mestre Suassuna, um dos jurados da competição:
Beatriz Almeida é repórter-estagiária do Portal Correio Nagô.
Com a supervisão da jornalista Donminique Azevedo