Até o dia 08 deste mês, estão abertas as inscrições para participar da vivência afetiva do livro Zacimba, a menina que encrespou a história. As atividades são voltadas para crianças de 5 a 10 anos, acompanhadas de responsáveis. A ação é realizada pelo Coletivo Cacos, que vem desde 2012 promovendo ações culturais na Bahia.
A vivência afetiva ocorrerá, on-line, no dia 27/03 (sábado), a tarde. A programação inclui sarauzinho cultural, mini oficina sobre autocuidado com cabelos crespos e lançamento do livro “Zacimba, a menina que encrespou a história”. Todas as crianças receberão o Kit de beleza “Meu Crespo é de Rainha e de Rei” e um exemplar do livro. Vagas limitadas.
Sobre o livro
Escrito por Donminique A. dos Santos e Leo Rocha, o livro Zacimba, a menina que encrespou a história integra uma trilogia, sendo o primeiro da série dramatúrgica infanto-juvenil. A publicação aborda a valorização da identidade étnico e racial de crianças negras. Além de impresso, conta com os formatos ebook e audiobook. O lançamento ocorrerá no dia 27 deste mês.
A coautora do livro e proponente, Donminique conta que a iniciativa tem o cabelo crespo como fio condutor para trabalhar questões ligadas à identidade, beleza e autoestima na infância. “As experiências da pessoa negra em relação ao cabelo começam muito cedo e, na maioria das vezes, são marcadas por preconceitos.
Projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/xtndPtvDz2a1JRPQ7
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: coletivocacos@gmail.com