Com inscrições abertas no período de 08 a 18 de abril, com formulário disponível no perfil do Instagram do Projeto OJO ODUN (@projetoojoodun), a oficina “Corpo em Diáspora” acontecerá de 27 a 29 de maio, de 10h às 14h, e tem vagas limitadas – 15, ao todo.
A proposta pedagógica, de maneira prática e discursiva, é investigar motricidades, estados e movimentos relacionados à percepção de si e dos contextos ao redor, comovendo as pessoas dançantes a engajarem seus corpos para a autonomia crítica e o pulso coletivo.
A atividade é aberta aos jovens e adultos que queiram mergulhar em memórias ancestrais, para a expansão criativa de movimentos corporais artísticos e cotidianos.
A oficina Corpo em Diáspora integra a programação semanal de comemoração de 50 anos de carreira da bailarina, professora doutora em educação, pesquisadora do corpo em dança e intérprete soprano dramática Inaicyra Falcão, 72 anos, que inicia o evento com o bate-papo de abertura no dia 23 de maio intitulado “Corpo e Ancestralidade”, inspirado em título de livro homônimo da multiartista e pesquisadora – “Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação”, escrito durante tese de doutorado da mesma, defendida junto à Faculdade de Educação da USP, em 1996, e é uma obra referência no meio artístico quanto educacional no que concerne a pesquisa de estudos criativos das artes do corpo a partir da herança mística afro diaspórica.
Contemplado pelo Edital Setorial de Dança 2019, OJO ODUN tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
A atividade será realizada presencial, assim como todo o projeto, que conta ainda com uma roda de conversa e apresentação do Concerto 3 Tempos.