Em 17 de setembro, o Festival Universitário de Capoeira promoverá um grande evento da modalidade – com a presença de grandes nomes da área em júri técnico –, música ao vivo e exposição fotográfica. A iniciativa, totalmente gratuita, contempla rodas competitivas de capoeiristas e um show do artista Kyan Maloka.
A programação, que terá como cenário a Casa de Cultura Chico Science, das 8h às 22h, envolve variadas atividades para todas as idades e perfis. No dia 11, uma semana antes, um congresso técnico reunirá os participantes para discutir a organização dos torneios eliminatórios.
A capoeira é uma representação cultural essencialmente brasileira com sua história permeando a formação do país, o que a enriquece com tradição e identidade próprias. Misturando esporte, arte marcial, dança, cultura popular e música, é uma ferramenta importante de inclusão social, cidadania e resistência. Estes conceitos dialogam diretamente com o Festival Universitário de Capoeira na promoção do esporte para todos, na participação aberta à população, na valorização do patrimônio imaterial e cultural brasileiro, assim como na resistência à marginalização e no apagamento dessa expressão cultural.
O evento é uma realização conjunta entre a Equipe de Capoeira UniSantanna, o Instituto Nação, FUPE – Federação de Esportes Universitários e a Secretaria Municipal de Esportes com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O festival ocorre em consonância com a Lei 10.639/2003, que institui diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história e cultura de matriz africana. A UniSant’Anna, única universidade de São Paulo com programa continuado de bolsas para atletas da capoeira, realiza um importante incentivo para o acesso do jovem capoeirista de periferia em seu programa de formação superior. Vários esportistas ingressaram e se formaram na universidade por meio da bolsa na modalidade, dando um exemplo para os jovens cidadãos sobre a importância da formação acadêmica.
O Festival Universitário é aberto ao público e tanto as inscrições para as competições como o show de encerramento são gratuitos. O campeonato disponibiliza 64 vagas para participantes, sendo 32 para masculino e 32 para feminino, divididos nas categorias ‘iniciante’, ‘intermediário’ e ‘avançado’.