Depois de cinco anos, o “Festival Paisagem Sonora – Formação, Gestão e Difusão da Música” está de volta. De 17 a 19 de novembro, o evento terá a sua quarta edição e transformará a cidade de Santo Amaro em um grande palco para conferências, intervenções artísticas, exposições, performances e shows que colocam em foco as intersecções entre música, visualidades e culturas digitais.
Extrapolando espaços fechados e ocupando o cotidiano da comunidade, o evento busca não apenas intervir, mas, sobretudo, revelar as paisagens e riquezas sonoras do Recôncavo da Bahia, colocando história, ancestralidades e manifestações populares em diálogo com a contemporaneidade. A programação, totalmente gratuita, será divulgada em breve.
O “Festival Paisagem Sonora” faz parte do “Paisagem Sonora – Programa de Promoção da Música do Recôncavo da Bahia”, uma realização do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (FAPEX) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proext).
O objetivo é promover a valorização da diversidade musical contemporânea a partir das tradições originárias de matrizes africanas e indígenas da música. Desde maio, o Programa vem desenvolvendo iniciativas de formação, qualificação profissional e difusão, de modo a contribuir para a promoção do intercâmbio entre fazedores da cultura, profissionais da música e a comunidade acadêmica, gerando conhecimento sobre a Música Popular Brasileira.