Home » Manchete » Edição comemorativa dos 220 anos da Revolta dos Búzios é lançado no Arquivo Público do Estado da Bahia

Edição comemorativa dos 220 anos da Revolta dos Búzios é lançado no Arquivo Público do Estado da Bahia

Diante a insatisfação popular, pela opressão da coroa portuguesa, um anúncio convocava o povo baiano para lutar pela liberdade, trazendo à tona os nomes de João de Deus, Manuel Faustino, Luiz das Virgens e Lucas Dantas, como heróis da Revolta dos Búzios. Em Edição Comemorativa dos 220 Anos da Revolta dos Búzios, O Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB), gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA), lança a edição comemorativa 220 da revolta dos búzios, que utiliza como base os dados documentais do APEB, contribui para ampliar e democratizar o acesso ao conteúdo textual das fontes documentais.

O projeto é resultado de emenda parlamentar que além do livro, também proporcionou a realização do Colóquio Revolta dos Búzios, em março deste ano.

A Revolta dos Búzios foi uma ação organizada por negros escravizados, libertos, trabalhadores pobres e membros das elites brancas liberais. O movimento emancipacionista ocorreu entre 1798 e 1799, e uniu os setores da sociedade baiana contra a opressão portuguesa.

 

scroll to top