Home » Manchete » Povo de santo reivindica respeito a direitos em retomada de marcha

Povo de santo reivindica respeito a direitos em retomada de marcha

Na próxima terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, comunidades de terreiros sediados no Engenho Velho da Federação e adjacências voltam a realizar a Caminhada pelo fim da violência e da intolerância religiosa e pela paz. Em sua 18ª edição, a comissão que organiza a marcha homenageia Telinha de Yemanjá que morreu em julho deste ano. A concentração acontece, às 14h, no final de linha do bairro, onde fica o busto em homenagem a Mãe Ruinhó.


A caminhada começou em 2004, quando terreiros do bairro começaram a ser atacados por denominações de igrejas neopentecostais. Vestidos de branco, sacerdotisas e sacerdotes representantes da diversidade, que caracteriza as religiões afro-brasileiras, tomam as ruas do bairro e de áreas próximas para ratificar o direito à liberdade de culto, que é assegurado pela Constituição Brasileira.


A caminhada chama a atenção sobre a necessidade constante de manter a vigilância e o protesto contra os ataques à liberdade de culto. Historicamente, as religiões de matrizes africanas são as denominações que mais têm sofrido ataques generalizados no Brasil contra os seus direitos.

scroll to top