No próximo sábado (19), no Centro Histórico de Salvador, o jornal CORREIO realizará pelo oitavo ano o Afro Fashion Day, que após duas edições virtuais – um fashion filme e um desfile gravado – retorna ao formato presencial. Aberto ao público, que terá acesso livre à sua programação, o projeto de moda que celebra o mês da Consciência Negra destacará mais uma vez a produção de estilistas, marcas e designers de acessórios baianos e o talento de modelos pretos em um megadesfile coletivo que, nesta edição, terá a capoeira como tema.

Marcado para acontecer a partir das 18h, no Terreiro de Jesus o desfile contará com um elenco de cerca de 100 pessoas, entre modelos, capoeiristas e outros convidados, destacando o tema em um show de moda e arte. Os 75 looks que serão apresentados foram criados por 43 marcas e estilistas baianos, uma franco- camaronesa e um coletivo de acessórios.
Este ano, o time é formado por 44 marcas, estilistas e designers de acessórios e um coletivo. A partir das orientações passadas pelo curador do desfile, Fagner Bispo, todos criaram peças exclusivas, que serão coordenadas em looks editados pelo produtor. O desfile será dividido em três grandes blocos, inspirados em estilos de Capoeira, tema do AFD 2022: Angola, Regional e Contemporânea.
Das 44 marcas, cinco foram escolhidas através do Concurso Cultural Estilista AFD 2022, criado para revelar talentos do design de moda e que vai colocar novos profissionais na equipe de criativos do projeto.
Este ano, o Afro Fashion Day também firmou uma parceria com a Fábrica Cultural, organização social fundada em 2004, em Salvador, pela cantora e ativista Margareth Menezes, que tem como eixos estratégicos educação, cultura e sustentabilidade.
Foram selecionadas 11 marcas de acessórios contempladas no Acelera Iaô, programa realizado pela Fábrica Cultural que fomenta o trabalho de empreendimentos negros baianos por meio do apoio, qualificação e aceleração dos negócios criativos.