Home » Blog » Cultura » BATEKOO faz esquente da Festa de Iemanjá

BATEKOO faz esquente da Festa de Iemanjá

Partindo do reconhecimento da importância das festas de rua de Salvador, o Doca1 – Polo de Economia Criativa vem promovendo o projeto “O Povo em Festa” e faz de sua privilegiada localização, à beira da Baía de Todos os Santos, no Comércio, um ponto de encontro da cultura popular soteropolitana. Depois de um grande show no dia da Lavagem do Bonfim, em que reuniu Afrocidade e Samba pra Rua, é chegada a hora de saudar Iemanjá: no dia 1º de fevereiro, véspera da data que celebra a Rainha do Mar, a BATEKOO faz o esquente da festa, das 22h até as 6h da manhã. O line-up reunirá Deize Tigrona, Viola de Doze, DMT, Mequetref, Tia Carol, Balera, Iury Andrew e Freshprincedabahia, num evento que marca a inauguração da Casa BATEKOO Salvador, que ficará instalada no local.

“O Povo em Festa” é uma referência e homenagem ao célebre escritor baiano Jorge Amado, cujo livro-guia “Bahia de Todos-os-Santos” (1945) inclui um capítulo dedicado ao calendário das festas populares de Salvador. O Doca1 assim se inspira para contribuir para a dinamização da agenda do verão e do turismo cultural, promovendo uma programação de variadas atividades diárias desde janeiro, que mesclam tradições às tendências de uma cidade com a dinâmica em permanente movimento, proporcionando acesso ao nosso rico patrimônio cultural.

Criada em 2014 em Salvador, a BATEKOO é uma plataforma de entretenimento, empreendedorismo e culturas negras, periféricas e LGBTQIAP+ com foco nas juventudes urbanas. Muito além de uma festa, é um polo de conexão entre jovens inquietos, que buscam propor narrativas contra-hegemônicas e transformações sociais no cenário cultural brasileiro. Seus eventos se expandiram para diversas capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Distrito Federal, conquistando um público anual de 150 mil pessoas. Com a expansão nacional, ganhou cada vez mais os veículos de notícias do Brasil e do exterior, que pautaram o impacto social do movimento.

A partir da exposição internacional, a BATEKOO foi convidada a participar de edições de festivais nos Estados Unidos, África do Sul e Chile, tendo ainda feito sua primeira turnê internacional na Europa, passando por oito países (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal). A BATEKOO Records, selo focado em artistas negros independentes, e a Escola B, projeto educacional que busca oferecer capacitação técnica e formação sócio-histórica ao seu público de maneira acessível, são braços da plataforma. 

Com a Casa BATEKOO Salvador sediada no Doca1, as potencialidades desta iniciativa ganham ainda mais corpo. Além de abrigar os trabalhos e ações da plataforma, o espaço terá uma agenda de atividades e eventos cotidianos.

Realizado pela Doca1, o projeto “O Povo em Festa” conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador e Prefeitura de Salvador.

scroll to top