Em seu terceiro ano de participação a marca é patrocinadora oficial do evento e exaltou a beleza das candidatas dispondo de um time de profissionais que produziu as beldades com produtos próprios para pele negra fortalecendo seu compromisso com a identidade cultural
“Quem é que sobe a ladeira do Curuzu? E a coisa mais linda de ver? É o Ilê Aiyê”, trecho da canção de sucesso da cantora Daniela Mercury, foi atestado na 42a edição do concurso Beleza Negra, na noite do último sábado (28), na sede do Ilê, na Senzala do Barro Preto, onde 14 candidatas concorreram ao título de Deusa do Ébano (Rainha do Ilê), que terá como missão levar ao público o encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar sua autoestima e senso crítico.

Este é o terceiro ano que a Avon participa da Noite da Beleza negra como patrocinadora oficial do evento, além disso, todas as candidatas foram maquiadas com produtos e por profissionais de beleza da marca.
O tema central dessa edição é “O tempo” Iroko – árvore a qual todos devem obediência. No Brasil, a árvore é conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.
Promovido pelo Ilê Aiyê – O primeiro bloco afro do Brasil, o concurso visa a exaltação da mulher negra, sendo considerado o maior concurso de beleza afro do país. O evento representa um recomeço depois de dois anos suspenso devido a pandemia da Covid-19. A representante eleita, irá representar o bloco afro no Carnaval deste ano, além de participar ativamente dos shows do grupo cultural.
A abertura do evento foi marcada por vídeo com depoimentos de importantes figuras femininas para a comunidade preta, como Elza Soares e Djamila Ribeiro, assim como depoimento das candidatas a rainha do Ilê. E para começar as apresentações a cantora Nara Couto entoou “convoco todas as mulheres da minha cor, eu convoco as retintas”, o som abriu a festa na Senzala do Barro Preto, e seguida ao som dos tambores do Ilê as 14 deusas subiram ao palco com suas indumentárias, dançando e exalando a beleza do mais “belo dos belos”.
Essa essência de valorização da beleza afro criada pela Noite da Beleza Negra, traz à tona a discussão acerca da beleza afro-brasileira, do padrão de beleza que sofre até os dias atuais com o racismo estrutural. O primeiro concurso aconteceu em 1975, até aquela época não havia nenhum registro de mulher negra em competição de beleza. Embora na população brasileira era majoritariamente de mestiços, o biotipo explorado pela indústria era eurocêntrico, cultura que perpetuou durante anos. Hoje a população brasileira é composta em sua maioria por pessoas negras e ainda assim em pleno ao século XXI, a ditadura da beleza ainda segrega a população preta.

A Avon, comprometida com a luta antirracista e visando a identificação do consumidor ao usar os seus produtos, além de patrocinar a 42a Noite da Beleza Negra, a empresa exaltou os traços e características das beldades disponibilizando uma equipe de maquiadores que produziram as candidatas à Deusa do Ébano. Os profissionais fizeram uso do vasto portfólio de produtos que contemplam as variadas tonalidades da pele negra, com destaque para os batons da linha Ultra Color, que possui alta pigmentação com o máximo de conforto, além de uma grande variedade de acabamentos, como mate, gloss ou cremoso.
Enaltecendo ainda mais a beleza das participantes, a preparação da pele ficou por conta da base Power Stay, enquanto os olhos foram coloridos com a diversidade de tons da paleta Big Pro que possui mais de 48 cores de sombra, três de blush, três iluminadores e dois pós bronzeadores. Além disso, as 15 representantes da ultrabeleza negra da Bahia foram presenteadas com uma maleta maquiagem.

“Para a Avon, que entende que beleza envolve autoestima, representatividade e dignidade, estar presente na escolha da Deusa do Ébano do Ilê Aiyê reafirma o compromisso da marca com a diversidade e a inclusão. Estivemos no evento nas suas três últimas edições e damos continuidade a essa parceria, neste momento que marca a retomada do concurso, reafirmando seu apreço e ode à potência da negritude”, afirma a diretora de Comunicação da Avon Brasil, Viviane Pepe.
Em meio a várias apresentações de música, dança e vídeos, a alegria contagiante na sede do Ilê, deu espaço a ansiedade de tão esperado momento, a revelação da nova Rainha do primeiro bloco afro do Brasil. E nas mãos do Vovô do Ilê- Presidente do bloco, que Dalila Santos de Oliveira, 20 anos, moradora do bairro de Pernambués, se consagrou a nova beleza do Ilê e conduzirá o bloco no carnaval 2023 e nas apresentações do grupo este ano.
Muito mais que um concurso de beleza é uma representação do poder e união do povo negro do Brasil, na qual a Avon teve a honra de estar presente em mais um ano.
Por: Alice Souza