Das memórias e experiências no antigo Centro de Salvador brotou o livro Recordações de Becos e Vielas, que terá lançamento no dia 28 de fevereiro, às 19h, no Consulado Rosa Malê (Rua Maciel de Cima, n°20 Pelourinho). Idealizado por Mônica Santana, que assina dez crônicas presentes na obra, construída por meio de derivas nas ruas do Centro Histórico da capital baiana.
Lançado pela Edtóra / Sociedade da Prensa, o livro reúne também poemas de Alex Simões e uma peça teatral de Gildon Oliveira, além de uma série fotográfica realizada por Priscila Fulô. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Literatura 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
A equipe de criadores do projeto residiu por anos no Centro de Salvador, trazendo as recordações e experiências para escrita e imagens. Escritores, fotógrafa e editores caminharam juntos e olharam para as ruas, velhos casarões, ladeiras e becos da velha Salvador, produzindo um livro que entrelaça presente e passado do território e do seu próprio modo de conceber produções editoriais e gráficas.